O deputado federal Danilo Forte reafirmou sua posição contrária à participação do União Brasil — hoje União Progressista — no governo federal. Em entrevista ao Programa do Rubão, na última sexta-feira (19), o parlamentar destacou que sempre defendeu uma atuação independente, sem adesão formal ao Executivo.
“Eu acho que o União Brasil não devia nem ter entrado no governo. Desde o início, coloquei que poderíamos contribuir de forma independente, priorizando as pautas que são importantes para a economia”, afirmou.
Danilo lembrou que o partido apoiou medidas estruturantes, como a Reforma Tributária, a nova Lei de Cabotagem (BR do Mar) e mudanças para dar mais agilidade à execução orçamentária. No entanto, ressaltou que o União jamais foi chamado para discutir políticas públicas em áreas como educação, saúde, infraestrutura ou desenvolvimento regional.
Segundo ele, a participação do partido se restringe ao Ministério do Turismo, comandado por Celso Sabino. Os demais ministros ligados à legenda, de acordo com Forte, nem sequer são filiados ao União.
O parlamentar também criticou o enfraquecimento político causado pela indefinição da sigla: “O União se fragilizou porque criou uma ambiguidade. Hoje, muita gente não sabe se o União é governo ou oposição. Eu sempre defendi que poderíamos contribuir muito mais, de forma clara, sendo uma oposição propositiva do que sendo rabo de governo.”