Coberturas
UFC, Unifor e Senai vão produzir capacete de respiração assistida para tratamento de covid-19
Home Últimas Notícias UFC, Unifor e Senai vão produzir capacete de respiração assistida para tratamento de covid-19

 

 

Uma parceria entre as universidades Federal do Ceará (UFC) e de Fortaleza (Unifor) com a Fiec, via Senai, vai produzir um equipamento capaz de reduzir a necessidade de respiradores artificiais no tratamento de covid-19. Segundo o reitor da UFC, Cândido Albuquerque, hoje “o grupo de estudo responsável apresentará o estudo e entre 10 e 15 dias devemos começar a desenvolver esse capacete”, afirma. Os detalhes da produção serão discutidos logo após a apresentação do estudo, entre Albuquerque, Ricardo Cavalcante (presidente da Fiec) e Edson Queiroz Neto (chanceler da Unifor). “A experiência dos capacetes na Itália reduziu a necessidade de respiradores na base de 60%, estamos trabalhando com a ideia de 50% aqui”, completa.

O reitor afirma que “a UFC tem tido um protagonismo interessante contra o coronavírus” e destaca a disponibilização para a rede pública de saúde do Estado de “cinco equipamentos certificados para exames de detecção da covid-19; de 64 leitos, antes usados somente para exames; de 15 respiradores e manutenção de mais 22, atualmente em curso; autorização de pesquisa sobre a combinação de zinco e hidorxicloroquina para tratamento e plataforma de acompanhamento da evolução da doença, desenvolvida pelo Departamento de Geografia.

Livro Bege
O relatório conhecido como “Livro Bege”, elaborado Federal Reserve (FED), nos Estados Unidos, aponta que a atividade econômica da maior potência mundial “contraiu-se bruscamente e abruptamente” no primeiro trimestre. Todos os 12 distritos regionais do FED registraram redução dos empregos formais e salários, “mais severos nos setores de varejo, lazer e hospitalidade”. A exceção foi o setor de supermercados. O Livro Bege é divulgado antes das reuniões deliberativas do comitê de política monetária do FED.

Previsão
O relatório do FED prevê que não haverá retomada a curto prazo e que o setor agrícola pode ser afetado. “As interrupções na cadeia de suprimentos e as mudanças na composição da demanda levaram a aumentos de preços significativos para alguns serviços essenciais – como frete – e algumas commodities agrícolas e bens de consumo”, diz trecho do documento.

Digital
A live que o LIDE Ceará vai promover hoje, às 12h30, com Leonardo Framil, (CEO da Accenture para Brasil e América Latina); Roger Ingold, (sócio-fundador da ACNext Capital), e Roberto Lima (Board Member da Naspers) vai abordar a aceleração da transformação digital ocasionada pela pandemia de covid-19. A transmissão será via aplicativo Zoom, para membros do Lide e convidados.

 

 

Fonte:O Otimista

Veja Mais