Últimas Notícias
Uece-Itaperi ganha uma Estação do Bicicletar
Home Últimas Notícias Uece-Itaperi ganha uma Estação do Bicicletar

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) entregou, no último  sábado (5), a Estação do Bicicletar no bairro Itaperi, instalada em frente à Universidade Estadual do Ceará (Uece). O Bicicletar vai auxiliar o deslocamento de estudantes da Uece, quando ocorrer a retomada das aulas, assim como a comunidade.

A Estação da Uece é a 162 e faz parte da expansão do Sistema de Bicicletas Compartilhadas, que está ampliando, modernizando e trazendo mais conforto aos passageiros, com estações maiores e oferecendo mais vagas.
“Estas Estações novas têm alguns elementos diferentes. A primeira é uma câmera que vai dar segurança aos usuários do equipamento e acaba sendo uma câmera também de informação e imagem para o entorno. A bicicleta conta ainda com um GPS, que dá também mais segurança para o equipamento e para o usuário. E tem uma luz de LED, para que o uso noturno dela dê mais segurança”, comenta Roberto Cláudio.

O secretário-executivo da Conservação e Serviços Públicos, Luiz Alberto Sabóia, ressalta que, “é muito gratificante ver como o Bicicletar está se expandindo, como está chegando nas regiões mais periféricas e a quantidade de viagens cada vez mais crescentes. É um presente para a cidade”.

“A bicicleta é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como meio de transporte mais seguro, então a gente está expandindo o sistema do Bicicletar também como uma forma de promover essa saúde e segurança para a população”, diz a engenheira da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), Bianca Macêdo.

A reitora da Uece, professora Josete Castelo Branco, agradece pelo equipamento entregue pela PMF. “Esta Estação vai nos favorecer tanto pela questão de conservar o Isolamento, com menos alunos circulando em transportes fechados, como também fecha o ciclo entre os estudantes e os servidores do Campus Itaperi ao Campus Fátima, que fica na Avenida Luciano Carneiro”, destaca Josete Castelo Branco.

210 Estações – De janeiro de 2020 até agora, já foram implantadas 82 das 130 novas estações previstas até o final do ano, quando o sistema passará a contar com um total de 210 estações, o que representará uma ampliação de 160%. Até o momento, o Bicicletar já possibilitou a realização de 3.181.244 viagens e o sistema conta com mais de 260 mil usuários cadastrados, sendo cerca de 94% dos cadastros ativos utilizando o Bilhete Único.
O Bicicletar é um dos sistemas mais utilizados do Brasil, apresentando uma maior procura em dias úteis. Após a sua consolidação, o sistema já verificou uma média de 2,6 mil viagens em dias úteis e, aos fins de semana e feriados, a maior média verificada foi de 2,1 mil viagens por dia.
Fonte: Blog do Lauriberto
Veja Mais