
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará decidiu, em reunião extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (12), que os municípios de Choró, Senador Sá e Potiretama terão eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito no dia 1º de março. De acordo com o calendário definido pela Justiça Eleitoral, as convenções partidárias deverão ocorrer entre os dias 23 e 25 de janeiro.
Em Choró, a decisão ocorre quatro meses após a manutenção da cassação do prefeito Bebeto Queiroz (PSB) e do vice-prefeito Bruno Jucá (PRD). Ambos foram condenados por captação ilícita de votos nas eleições de 2024. A Corte aplicou multa de R$ 53,2 mil, declarou a inelegibilidade do ex-prefeito por oito anos e determinou a realização de novo pleito. O voto do relator, desembargador Wilker Macedo Lima, foi acompanhado de forma unânime pelos magistrados, que destacaram a robustez das provas de abuso de poder econômico. Bebeto Queiroz encontra-se foragido.
Já em Senador Sá, o prefeito Bel Júnior (PP) e a vice-prefeita Maria Costa (PP) tiveram os mandatos cassados em segunda instância em novembro de 2025. A Justiça Eleitoral entendeu que o evento conhecido como “Cavalgada do Bel” configurou showmício eleitoral, prática vedada pela legislação. Segundo os autos, a atividade extrapolou o caráter tradicional e assumiu perfil de ato de campanha, com apresentações musicais e estrutura de palco, som e iluminação, caracterizando abuso de poder político e econômico.

