
Tramita na Câmara Municipal de Fortaleza, o Indicativo Nº 1370/21, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), que inclui a disciplina de Educação Preventiva de Combate às Drogas, na Rede Municipal de Ensino. A metodologia irá abordar as vivências de alunos, educadores e a comunidade do qual estão inseridos.
O objetivo do projeto é orientar os estudantes de como ter uma vida segura e saudável, onde serão capacitados e instruídos para ter uma vida livre das drogas e da violência. Sugere ainda desenvolver nos jovens habilidades que lhe permitam evitar influencias negativas em relação às drogas promovendo fatores de proteção social.
De acordo com a matéria, as escolas de ensino básico do município deverão incluir, na elaboração de seus projetos políticos-pedagógicos, a realização de seminários, palestras, dinâmicas de grupos, simpósios, ou qualquer outra forma de explanação, abordando assuntos relacionados à educação e prevenção ao uso de drogas. O conteúdo será preferencialmente adicionado a partir do 5º ano.
O Indicativo ressalta ainda que as explicações sobre Educação Preventiva de Combate às Drogas deverão ter como foco os seguintes critérios:
- Formação integração do aluno;
- transmissão de valores éticos e de sociabilidade;
- zelo pela saúde física, mental e emocional dos alunos;
- repúdio às drogas;
- propagação da informação sobre efeitos maléficos das drogas;
- reconhecimento e o encaminhamento para tratamento adequado de alunos usuários de drogas;
- engajamento das famílias no processo contra o uso de drogas;
- analise do universo juvenil e melhor forma de lidar com ele;
- compreensão das crianças e jovens como agentes de transformação social;
- incorporação da escola nos programa e projetos de prevenção e combate ao uso de droga;
- busca constante pela aquisição de informações e pela capacitação dos educadores.
Foto: Érika Fonseca