
Com uma programação gratuita e diversificada voltada para o público que
gosta de quadrinhos, mangás, personagens da cultura pop e jogos eletrônicos,
o Sistema Fecomércio, através do Sesc e Senac, participou de mais uma
edição do maior festival de cultura oriental, geek e pop do Norte/Nordeste,
o Sana Festival, que aconteceu nos dias 27, 28 e 29 de janeiro, no Centro de
Eventos do Ceará.
No estande do Sesc e Senac, o público participou de palestras, workshops e
oficinas. Também foi possível interagir com os principais personagens da
Cultura Pop, além de contar com um ambiente voltado para a preparação de
cosplayers, maquiagem, moda e acessórios.
A diretora regional do Senac, Débora Sombra, observa que através do Sana, é
possível alcançar os jovens que estão escolhendo sua carreira, gerando uma
importante oportunidade de mostrar o Senac e de contribuir no seu
desenvolvimento profissional. “E, quando conseguimos alcançar esses alunos
de forma lúdica e inspiradora, através de um festival como o Sana,
despertamos ainda mais o interesse deles pelas novas carreiras, novas
tecnologias e novas aptidões necessárias ao trabalho do futuro”, ressalta.
Além disso, a participação no Festival, segundo Débora Sombra, possibilita
também conhecer mais sobre o que os jovens buscam, principalmente
conhecimento nessa área da tecnologia e dos games. “O Senac, como
instituição educacional, está sempre aprendendo. Para nós, o Sana é também
um momento de troca e de simbiose entre o conhecimento que o Senac possui
e as tendências que motivam os jovens de hoje, nos possibilitando cumprirmos
nosso propósito educacional de forma eficiente e efetiva”, pondera.
Segundo o diretor regional do Sesc, Henrique Javi, o Sistema Fecomércio já é
“cadeira cativa” do Sana e vai estar presente nas demais edições. Ele destaca
que essa é uma parceria muito proveitosa, e em relação ao Sesc, permitiu
fortalecer a ação que a Instituição promoveu na primeira edição da Mostra
Sesc HQ, que aconteceu em 2022, em Pacoti.
Outro ponto positivo, destacado por Javi, foi a solidariedade. Durante os três
dias de evento foram arrecadadas doações para o programa Mesa Brasil, que
atua na perspectiva da segurança alimentar e nutricional, sustentabilidade e
inclusão social.
“É de uma relevância enorme participar de eventos como o Sana, é justamente
quando o Sistema se mostra intergeracional, participando da vida do cearense
em qualquer idade e em qualquer forma de se comunicar. E com o Sana, o
público mais jovem pôde aproveitar tudo que o Sistema Fecomércio tem de
riqueza na cultura e educação”, pontuou.