
Neste Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, a Prefeitura de Caucaia reforça o compromisso com a saúde mental da população, por meio de reformas, reforço nas equipes e realização de parcerias. As medidas estão levando melhor atendimento e acolhimento aos pacientes que buscam a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município.
Entre os destaques, está a reforma completa do CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas), no Centro, que agora conta com uma estrutura mais adequada para acolher e oferecer um atendimento humanizado aos usuários.
Também está sendo implantada uma farmácia no CAPS Infantil, no Açude, marcando o início do processo de descentralização da dispensação de medicamentos para estes pacientes. A meta é que, gradativamente, todos os CAPS do município estejam equipados com farmácias próprias, facilitando o acesso da população aos medicamentos essenciais para o cuidado em saúde mental.
Outro grande avanço foi a contratação de quatro novos psiquiatras, fortalecendo as equipes multiprofissionais e ampliando a capacidade de atendimento especializado em saúde mental.
Caucaia também recebeu, por meio de parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), novos residentes multiprofissionais, incluindo enfermeiros, terapeutas ocupacionais e psicólogos, que passaram a atuar nos serviços da Rede Municipal, contribuindo com o cuidado integral e interprofissional aos usuários dos CAPS.
O trabalho da gestão municipal também já projeta o futuro: Caucaia iniciou as tratativas com a ESP-CE para a implantação da Residência em Psiquiatria no município, com previsão de início para o ano de 2026. Essa conquista posicionará Caucaia como referência na formação de especialistas e contribuirá para o fortalecimento da saúde mental em todo o estado.
O secretário municipal de Saúde, Moacir Soares, destacou o empenho da gestão. “A saúde mental sempre foi tratada como prioridade. Estamos ampliando a rede, trazendo profissionais qualificados e garantindo uma estrutura mais humanizada. Esses avanços significam não apenas mais acesso, mas também mais dignidade e cuidado para a população de Caucaia”, afirmou.
Neste Setembro Amarelo, a Prefeitura reforça que cuidar da saúde mental é um compromisso coletivo. O mês é um chamado à reflexão e à ação: falar sobre saúde mental salva vidas e contribui para a construção de uma sociedade mais acolhedora e solidária.