Coberturas
Sessão Solene presta homenagem ao Dia do Representante Comercial
Home Últimas Notícias Sessão Solene presta homenagem ao Dia do Representante Comercial

A Câmara Municipal, de Fortaleza realizou na última terça-feira (1), Sessão Solene em homenagem ao Dia do Representante Comercial, celebrado em 1º de outubro de cada ano, em obediência ao art. 22 da Lei 10.575/2017 do Município de Fortaleza, sancionada pelo Poder Executivo e proposta por esta Casa Legislativa através do vereador Jorge Pinheiro (DC). A solenidade foi proposta através do requerimento 1246/2019, apresentado pelo próprio vereador Jorge Pinheiro, e aprovado por unanimidade pelo plenário dessa casa.

Em nome do presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique, presidiu a sessão o autor da homenagem, vereador Jorge Pinheiro. A mesa de honra contou com as presenças do secretário do Governo da Prefeitura de Fortaleza, Samuel Dias; do presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais, Raimundo Oliveira Viana; do vice-presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais, Francisco de Assis Barreto de Sousa; Tesoureiro do CRRC, Frederico Carlos Santos Alencar Júnior; diretora do Sindicato dos Representantes Comerciais, Rita Hermínio Branco; do presidente do Sindicato os Representantes Comerciais, Luiz José de Menezes de Souza; conselheiro do Conselho Regional de Representantes Comerciais, José Arlindo de Sousa; diretor do Conselho Regional de Representantes Comerciais, Walter Bastos.

Em sua saudação aos presentes, o vereador Jorge Pinheiro fez um histórico de sua ligação com os profissionais representantes comerciais. “Elaboramos uma lei para que essa profissão seja reconhecida a cada ano através de uma sessão solene, para dar a devida visibilidade e mais pessoas possam reconhecer o trabalho de vocês e assim darmos o justo reconhecimento. Agradecemos ao povo de Fortaleza, por tudo que vocês fazem, pois não teríamos grandes projetos sem o trabalho que vocês realizam representando produtos e marcas junto aos consumidores”, enfatizou.

O presidente do Conselho Regional dos Representantes Comerciais, Raimundo Oliveira Viana, em seu pronunciamento, disse ser um momento histórico esse reconhecimento a classe, através da solenidade. “Nosso agradecimento ao vereador Jorge Pinheiro por ter sido o autor dessa homenagem e da lei que criou essa data. Há 82 anos em reunião plenária um grupo composto por delegados de vários países resolveram se reunir na cidade de Buenos Aires, fazendo surgir a Associação Pan-americana de Viajantes e de Representantes, lá se discutiu a regulamentação profissional e muitos avanços ocorreram”, comentou.

“No Brasil, esse encontro fez surgir o Conselho Nacional de Representantes. Temos convicção que o nosso trabalho é de suma importância para o desenvolvimento de inúmeras outras áreas. Atuamos para negociar e fomentar redes de relacionamento e fazer surgir direta ou indiretamente inúmeros empregos. A história da representação comercial é antiga. Estar aqui nesse momento representando o Conselho, tendo a presença de inúmeros colegas que tive prazer de trabalhar e conviver e os demais, é algo que me enche de orgulho. Gostaria imensamente, em nome da diretoria, de agradecer a oportunidade e a maneira respeitosa com que essa Casa se abre para nos receber. Isso demonstra a credibilidade de nossa classe. Os que se dedicam a essa profissão é um empreendedor nato. Vender e negociar envolve mais do que técnica, envolve relacionamento, persistência, empatia e laços de confiança. Queremos celebrar e agradecer pelas inúmeras conquistas”, ressaltou.

Em seguida, foram feitas as homenagens da noite aos seguintes representantes comerciais: Raimundo Oliveira Viana; Francisco de Assis Barreto de Sousa; Francisco José de Oliveira Filgueiras; Joaquim da Silva Maia Júnior; Luiz José de Menezes Souza.

Em nome dos homenageados falou o presidente do Sindicato os Representantes Comerciais, Luiz José de Menezes de Souza. “Inicialmente gostaria de agradecer imensamente pela propositura do projeto de lei e por essa homenagem, somos eternamente gratos ao vereador Jorge Pinheiro. Falar um pouco do sindicalismo nesse contesto atual, onde há uma pecha de que alguns lideres classistas têm ganho financeiro. Os que atuam sem esse viés ficam com essa pecha. O sindicalismo dos representantes surgiu há 75 anos. Somos os mascates, como disse o vereador Jorge Pinheiro. Nosso patrono Plínio Afonso de Melo dizia que o representante é o bandeirante do comércio, que desbrava o país em busca de clientes. Nós representamos produtos e serviços também. Nossa atenção no Sindicato é para o profissional que está na ponta. Àquele que vende seus produtos, as vezes de motocicleta. Nos sentimos felizes por esse momento de glória e satisfação,” finalizou.

Veja Mais