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SESI Ceará destaca importância da prevenção no Dia Nacional da Saúde
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Já diz o conhecido ditado popular que prevenir é melhor do que remediar! E há tempos que a medicina tem trabalhado com foco na prevenção das doenças para evitar que elas ocorram ou buscam identificá-las logo no início para que algo simples não comprometa de forma generalizada o corpo e a mente dos indivíduos. No Dia Nacional da Saúde (5/8) o SESI Ceará destaca a importância das boas práticas relacionadas à saúde.

No SESI Ceará o tema prevenção é trabalhado constantemente tanto na parte clínica, com nos atendimentos médicos e exames especializados, como na parte de promoção da saúde, que visa um maior equilíbrio e bem-estar para as pessoas.

No SESI tem atividades como musculação, ginástica, treinamento funcional, esportes diversos e atividades aquáticas focadas em propiciar uma vida mais saudável. “Por meio delas é possível melhorar a capacidade funcional do corpo, o sistema cardiorrespiratório, promover o fortalecimento muscular, correção da postura, perda calórica, além de proporcionar momentos de descontração e lazer que são fundamentais para a promoção da saúde”, informa Thaís Rios, profissional de Educação Física e Instrutora da Promoção da Saúde do SESI Sobral.

Exercícios físicos

De acordo com Thaís, ter uma vida ativa previne doenças, melhora o bem-estar e estimula as funções cerebrais, mas para fugir do sedentarismo e ter mais saúde é importante considerar três pilares na hora de escolher o melhor exercício: fortalecimento muscular, capacidade cardiorrespiratória e flexibilidade.

O fortalecimento muscular pode ser alcançado com treinos de musculação, que, aliados a uma boa alimentação, irão promover o aumento da massa muscular e atuar na proteção das estruturas ósseas prevenindo dores e lesões. Já os treinos aeróbicos como ginástica, dança, caminhada e ciclismo são capazes de melhorar a capacidade cardiorrespiratória e trazer mais saúde e disposição ao praticante. Por fim, alongamento e pilates atuam melhorando a flexibilidade do corpo e consequentemente alcançando uma movimentação saudável e sem limitações.

Consultas e exames
A Dra. Laurinda Ruth Varão, médica do SESI Sobral, pontua que na parte médica, entre os objetivos da entidade estão promover a saúde e prevenir doenças e agravos. “Para isto, o SESI conta com uma excelente equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, educadores físicos, entre outros profissionais”, detalha.

A atuação na prevenção primária acontece por meio de orientações nutricionais, incentivo à prática de atividade física, identificação de fatores de risco ou de agentes potencialmente causadores de danos à saúde no ambiente de trabalho, além do estímulo a vacinação.

Segundo a médica, o SESI atua também na prevenção secundária, para evitar a progressão ou agravamento de doenças, incentivando o diagnóstico precoce, seja com a realização de exame físico, exames laboratoriais ou de imagem. “A prevenção consiste na estratégia mais eficiente e econômica, tanto do ponto de vista individual como coletivo, que gera impactos para toda a sociedade”, destaca Dra. Laurinda.

Dicas para uma vida mais saudável

Para uma vida mais longa com saúde e equilíbrio, a médica do SESI orienta o cuidado com a parte física, mental e emocional. “Com a correria do dia a dia costumamos usar a falta de tempo como desculpa para adiarmos os cuidados com o corpo e a mente, porém as consequências de não priorizarmos a saúde sempre aparecem, mais cedo ou mais tarde”, diz.

Entre as principais dicas:

• Procure ter uma alimentação saudável e balanceada, evitando alimentos ultra processados.

• Pratique atividade física regular. De preferência, escolha uma atividade que lhe proporcione mais prazer, para facilitar a adesão.

• Tenha uma boa noite de sono. Utilizar telas (celular, TV, computador), ambientes muito claros ou fazer refeições volumosas próximo ao horário de dormir podem prejudicar a qualidade do sono. Dormir bem é revigorante para o corpo e a mente.

• Hidratação é fundamental! A recomendação para um adulto é ingerir, em média, 2 litros de água e outros líquidos por dia.

• Tenha momentos de lazer e descontração. Seja numa conversa com amigos, brincando com um filho ou lendo um livro sozinho. O importante é dedicar uma parcela do seu tempo fazendo algo que lhe proporcione prazer e relaxamento.

• Busque ter uma vida financeira equilibrada, evitando gastar mais do que ganha e investindo um pouco por mês na sua reserva de segurança. Um bom controle das finanças pessoais reflete-se também na nossa saúde física e mental.

Para saber sobre as opções que o SESI Ceará oferece para pessoas físicas e empresas nas áreas clínicas e de promoção da saúde consulte www.sesi-ce.org.br ou ligue (85) 4009.6300

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