Coberturas
SENAI Ceará amplia parceria com a SAP para 2021 e capacitará 11 mil pessoas
Home Últimas Notícias SENAI Ceará amplia parceria com a SAP para 2021 e capacitará 11 mil pessoas

Equipe da diretoria regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) reuniu-se ontem (22/12) com o secretário de Administração Penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, e equipe para fechar detalhes da renovação da parceria para capacitação de internos e egressos do Sistema Prisional cearense. Em 2021, serão capacitados 10 mil internos, 500 egressos e 500 policiais penais e/ou seus familiares. Serão contempladas 19 unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza, Sobral e Cariri.

A parceria entre a SAP e o SENAI Ceará já dura quatro anos, com o Projeto Sou Capaz e o Programa de Capacitação Profissional e Implementação de Oficinas Permanentes (Procap). Em 2021, o Sou Capaz retorna às atividades depois da execução do Procap em 2020.

Os internos e egressos serão capacitados em oito áreas: Construção Civil, Refrigeração e Climatização, Madeira e Mobiliário, Alimentos e Bebidas, Tecnologia da Informação, Metalmecânica, Vestuário e Automotiva. Serão 16 cursos da modalidade de Qualificação Profissional (160h): Costureiro industrial do vestuário, Serralheiro de metais ferrosos, Marceneiro de móveis sob medida, Padeiro, Pintor de obras imobiliárias, Mecânico de motor e câmbio – álcool e gasolina, Eletricista de automóveis, Mecânico de manutenção de motocicletas, Mecânico de manutenção de ar condicionado, Gesseiro, Pedreiro de revestimento, Instalador hidráulico, Montador e reparador de computadores e Mecânico de ar condicionado automotivo.

O diretor regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, afirmou que os projetos estão mudando a vida dos internos, dos egressos e de toda a sociedade. “Saímos da reunião muito satisfeitos e vamos trabalhar ainda mais em 2021”, afirmou. O secretário Mauro Albuquerque pontuou que a SAP e o SENAI vão longe nessa parceria. “Estamos mudando a história do Ceará em termos de ressocialização e de oportunidades para internos e egressos. Vamos longe!”, destacou.

A novidade para o próximo ano será a ofeta de 500 vagas para policiais penais e/ou familiares em cursos de Qualificação Profissional nas unidades do SENAI Ceará. Os cursos ainda serão definidos. 

Participaram da reunião, pelo SENAI Ceará além do diretor regional, Paulo André Holanda, o gerente de Operações e Negócios, Carlos Egberto Mesquita; a gerente de Educação, Sônia Parente; e o assessor da Diretoria Regional, Walaci Fialho.

Veja Mais