Coberturas
SENAI Ceará acelera produção de álcool em gel
Home Últimas Notícias SENAI Ceará acelera produção de álcool em gel

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI Ceará) acelerou o ritmo da produção de álcool em gel no Instituto SENAI de Inovação (IST), em Maracanaú. Desde ontem (14/4), a unidade do SENAI está produzindo 100 litros do produto por dia para doação à Secretaria de Saúde do Ceará (SESA). O aumento se deu com a chegada dos insumos necessários para produção. Desde o dia 27/3, testes iniciais estavam sendo feitos e a produção havia iniciado com pequenas quantidades.

Desde a intensificação do combate à Covid-19, as indústrias químicas têm enfrentado um desafio na fabricação do álcool em gel: a escassez no mercado brasileiro de um ingrediente fundamental para o produto, o carbômero.

Com o objetivo de mitigar o problema, o SENAI Ceará uniu uma equipe de químicos e conseguiu validar em laboratório um dos compostos substitutos existentes no mercado, e autorizados pela ANVISA, para o carbômero não disponível. O produto produzido pelo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) conta ainda com glicerina (umectante) e vitamina E (hidratante para as mãos).

Veja Mais