Coberturas
Senado vota nesta terça propostas do PSB para enfrentamento ao Covid-19
Home Últimas Notícias Senado vota nesta terça propostas do PSB para enfrentamento ao Covid-19

 

O Plenário do Senado tem sessão remota nesta terça-feira (12) para votar propostas para o enfrentamento da pandemia de coronavírus apresentadas por parlamentares do PSB. Em destaque o projeto que proíbe a inscrição de consumidores inadimplentes em cadastros negativos como o Serasa e o SPC durante o estado de calamidade.

A suspensão vale por 90 dias e apenas para casos de inadimplência registrados após 20 de março. Os autores do PL 675/2020 são os deputados Denis Bezerra (PSB-CE) e Vilson da Fetaemg (PSB-MG). Segundo a proposta, o objetivo é garantir que os atingidos pela pandemia permaneçam com acesso a crédito.

Fies
Os senadores podem votar ainda o PL 1.079/2020, do deputado Denis Bezerra (PSB-CE). O texto suspende os pagamentos devidos pelos estudantes ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) durante a vigência do estado de calamidade pública.

O Fies financia cursos de graduação para alunos de faculdades participantes do programa. Em 2017, o fundo passou por uma reformulação com o objetivo de diminuir a inadimplência, mas como os contratos de financiamento são de longo prazo, regras de contratos antigos ainda se aplicam aos que estavam vigentes na ocasião das mudanças na Lei 10.260/01.

Veja Mais