Coberturas
Seminário Prefeitos Ceará 2020 começa nesta terça (23) em edição 100% online
Home Últimas Notícias Seminário Prefeitos Ceará 2020 começa nesta terça (23) em edição 100% online

As propostas de soluções para os municípios cearenses nas áreas de gestão, saúde, economia e infraestrutura em tempos de pandemia da Covid-19 serão discutidos durante o Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020, que ocorre nesta terça-feira (23/06) e quarta-feira (24/06). O evento ganha edição especial e, pela primeira vez, ocorre de forma online e gratuita, por meio de plataformas de streaming.

O objetivo é unir os gestores municipais em transmissões ao vivo pela Internet na busca de conhecimento e aprimoramento da administração, incentivando-os à prática de políticas públicas eficientes. Favorecer ainda uma visão ampla e integrada para o planejamento geral do Ceará, conforme as peculiaridades de cada uma das cidades fomentando uma benéfica sinergia capaz de acelerar o processo de desenvolvimento cooperado e a Sustentabilidade Econômica, Social, Ambiental e Cultural do Estado.

Para o presidente da Aprece Nilson Diniz, o Seminário Gestores Públicos – Prefeitos Ceará já é um grande marco no calendário de eventos do nosso Estado, tendo trazido debates importantes sobre as principais demandas das gestões municipais cearenses. “A iniciativa é sempre realizada com o envolvimento direto da Aprece, o que permite a escolha de temáticas condizentes com as reais necessidades das administrações públicas locais. É fundamental oferecer, mesmo em um momento tão conturbado, um espaço para disseminar entre os gestores municipais conteúdos capazes de auxiliar no enfrentamento dessa crise nas mais diversas áreas. Os prefeitos e suas equipes terão acesso a discussões sobre temas pertinentes como reformas, eleições, entre outros”.

O representante do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Juraci Muniz, destaca a importância do evento. “É um momento especial que estamos vivendo. O evento que já está na sua oitava edição, já faz parte do calendário de eventos para gestão pública do Ceará. Como em anos anteriores o TCE estará presente nessa versão online e por meio de apoio institucional, o Tribunal está inserido na programação. Devemos ter representantes em painéis e mediação”.

O diretor-superintendente do Sistema Verdes Mares, Ruy do Ceará, afirma que o evento já se tornou obrigatório para a qualificação dos prefeitos e gestores cearenses. “O Seminário faz parte do calendário das gestões municipais. E na crise que estamos, o evento se torna ainda mais fundamental para apontar caminhos e saídas para os municípios e para o povo do estado do Ceará”, esclarece.

É esperada a participação online de gestores públicos, prefeitos, secretários, empresários e vereadores dos municípios cearenses no evento. A Diretora da Prática Eventos, Enid Câmara, realizadora do Seminário, afirma que o evento ganha ainda mais relevância por estar sendo realizado em um ano eleitoral. “Acreditamos que o evento seja uma ponte entre os setores públicos e a sociedade. Ele se torna ainda mais importante diante de um cenário de incertezas como o que vivendo agora devido à pandemia. Por isso é essencial para a análise crítica e de desenvolvimento político, econômico e social”.

O seminário é promovido pelo Diário do Nordeste; em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Ceará, o Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável e a Prática Eventos; e apoio Institucional do Tribunal de Contas do Estado do Ceará.

Programação

A programação do Seminário começa às 9 horas do dia 23 de junho, com a solenidade de abertura e a palestra magna do Governador do Ceará, Camilo Santana. Em seguida, haverá um painel sobre Finanças, tendo como apresentador Mansueto Facundo de Almeida Júnior, Secretário do Tesouro Nacional do Brasil, e mediação de Marco Aurélio Cabral, Sócio diretor da Engaja Comunicação. O painel terá como participantes Fernanda Pacobahyba, titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz); Edilberto Carlos Pontes Lima, Conselheiro Vice-Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE); Paulo Henrique Feijó, professor e especialista em Finanças; e Erinaldo Dantas, Presidente da Ordem dos Advogados do Estado do Ceará (OAB-CE).

À tarde, a partir das 15h30, o evento terá o painel sobre Economia e empregabilidade, com mediação de Eduardo Diogo, Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, com os convidados Domingos Neto, deputado federal e líder da bancada federal do Ceará no Congresso Nacional, e Alci Porto Gurgel Júnior, Diretor Técnico do Sebrae Ceará.

Logo após, às 17h30, a conferência: “Projeto nacional: o dever da esperança”, com o economista e ex-governador do Ceará Ciro Gomes, encerra o primeiro dia do Seminário.

Gestão de pessoas e Saúde

O evento continua no dia seguinte, a partir de 9 horas, com o painel sobre Gestão de pessoas e estratégias de superação de crise, tendo como mediador Erick Picanço, Diretor Comercial e Marketing do Sistema Verdes Mares.

Às 10 horas, Odorico Monteiro, pesquisador da Fiocruz Ceará, vai mediar o painel “Gestão da Saúde pública e a Covid-19”, tendo como convidados Glademir Aroldi, Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM); Flávio Deulefeu, Diretor Presidente do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH); e Nilson Diniz, Presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

Na parte da tarde, a partir das 14 horas, o assunto será “Encerramento de mandatos e transições de governos municipais”, com painel mediado por Juraci Muniz Júnior, Assessor Especial do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) e tendo como convidados: Vanja Fontenele Pontes, Procuradora de Justiça e Coordenadora da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE); e Guto Mota, Presidente licenciado da União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC).

O painel “O papel das entidades, instituições públicas e de fomento no enfrentamento à Covid-19 – boas práticas” dá sequência à programação, com a mediação de Egídio Serpa, colunista de Economia e Negócios do Diário do Nordeste, a partir das 16 horas. Os convidados para o debate são: Joaquim Cartaxo Filho, Diretor Superintendente do  Sebrae Ceará; Ricardo Cavalcante, Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC); Maurício Filizola, Presidente do Sistema Fecomércio Ceará; Freitas Cordeiro, Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-CE); Alexandre Barbosa, representante da Caixa Econômica, além de um representante do Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Às 17 horas começa o painel sobre eleições municipais 2020, com mediação de Inácio Aguiar, editor de Política do Sistema Verdes Mares. Nesse painel, o advogado André Costa, Conselheiro Federal da OAB, Presidente do Instituto Cearense de Direito Eleitoral – ICEDE, falará sobre o tema “Condutas vedadas e abusos de poder”.

Orleanes Cavalcanti, Secretária Judiciária do TRE/CE e integrante de Grupo de Trabalho do TSE para eleições municipais de 2020 abordará o tema: “Registro de candidaturas, condições de elegibilidade e inelegibilidades”.

A temática “Recursos públicos destinados às eleições de 2020” será abordada em palestra por Rodrigo Cavalcante, Secretário de Controle Interno e Auditoria do TRE/CE e autor do livro “Eleições 2020: arrecadação, despesas e prestação de contas eleitorais: sentenças e consequências”.

A conferência “Democracia, eleições e reforma política”, às 18h30, encerra a programação do Seminário.

Evento online

A mudança do formato do evento de off para online exigiu uma nova organização em relação ao que vinha sendo feito nos anos anteriores. “Tivemos que nos reinventar, mudar o nosso planejamento totalmente, pensando sob uma ótica online e com o uso mais ampliado das ferramentas digitais, know-how tecnológico, para sermos contundentes e evitar possíveis contratempos em todas as fases de produção e realização do evento. O que difere do evento presencial são as peculiaridades do universo digital. O fluxo e o ritmo de um evento online são bem mais ágeis”, detalha Enid Câmara, diretora geral da Prática Eventos.

Podem participar todos os interessados, desde gestores públicos e empresários até o público em geral. O Seminário contará com multiplataformas de retransmissão, no Instagram, no YouTube e no perfil do Seminário Prefeitos Ceará no Facebook. O evento também será transmitido pelo Diário do Nordeste por meio do YouTube. Basta se inscrever no site do Instituto Future e acessar um dos canais.

Serviço
Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos Ceará 2020
23 e 24 de junho de 2020

100% online, pelo Instagram, YouTube e Facebook, a partir das 9 horas

Inscrições: institutofuture.com.br/prefeitos2020

Informações: contato@institutofuture.com.br

 

Fonte: Assessoria do Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos 2020

Veja Mais