Coberturas
Seminário Nacional reforça a importância do planejamento urbano
Home Últimas Notícias Seminário Nacional reforça a importância do planejamento urbano

Com os painéis “O Plano Diretor e os instrumentos de Regularização Fundiária“, “Perspectivas de Regularização Fundiária: Experiências e Avaliações“, e “Os Instrumentos de Financiamento da Regularização Fundiária e seus Desafios“, o primeiro dia do Seminário Nacional sobre Regularização Fundiária colocou em destaque o papel do planejamento urbano para o desenvolvimento sustentável das cidades. O evento acontece no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza e vem contando com a participação de comunidades e de diversos representantes do poder público e universidade.

A presidente da Habitafor, Olinda Marques, reforçou o compromisso da gestão municipal com a política de regularização fundiária e do diálogo com as comunidades. Olinda Marques destacou os avanços com a Lei nº 13.465/2017, e como a Prefeitura de Fortaleza vem promovendo a melhoria da qualidade de vida por meio da concessão do “Papel da Casa”.

Dentre os palestrantes o arquiteto e professor da Universidade de São Paulo (USP), Nabil Bonduki, ressaltou a experiência da cidade de São Paulo com a elaboração do Plano Diretor em 2002, sendo a primeira cidade a elaborar o mecanismo conforme o Estatuto das Cidades. O Seminário pretende aprofundar a temática da regularização fundiária no País, bem como apresentar experiências exitosas e debater o rumo que essa política pode dar para o fortalecimento do direito à cidade.

Com o tema “Balanço e Perspectivas da Regularização Fundiária no Brasil” a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional (Habitafor), realiza nos dias 13 e 14 de fevereiro, o Seminário Nacional sobre Regularização Fundiária. O seminário é aberto ao público e trata sobre como a sociedade pode elaborar mecanismos para o crescimento ordenado no ambiente urbano.

Para o presidente do Legislativo, Antônio Henrique (PDT), sediar um evento que trata de um assunto de relevante interesse da sociedade reforça o papel do parlamento na mediação das demandas da população. “Destacamos a parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza e a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor) na realização deste evento, tendo em vista que os vereadores têm participado ativamente da pauta de regularização fundiária. O município e o Estado tem desenvolvido uma parceria louvável e já são mais de 13 mil residências legalizadas de forma gratuita, em áreas vulneráveis de nossa cidade, outras 30 mil estão em processo de regularização”, ressaltou.

O Seminário segue com programação até esta  sexta-feira, 14 de fevereiro.

Compartilhe:
Veja Mais