Coberturas
SEMA celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário virtual em parceria com Assembleia Legislativa
Home Últimas Notícias SEMA celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com seminário virtual em parceria com Assembleia Legislativa

 

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho, a principal data da ONU para promover conscientização ambiental. Ao longo dos anos, celebrada por milhões de pessoas em mais de 100 países, tornou-se a maior plataforma global de sensibilização pública sobre o tema. Tradicionalmente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), todo ano realiza, em parceria com os município cearenses e outros parceiros, a Semana do Meio Ambiente no Ceará.

Este ano, por conta da situação excepcional devido à pandemia em curso de COVID-19, a Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas), da SEMA, adaptou a comemoração da Semana do Meio Ambiente 2020 ao formato virtual e programou uma série de encontros virtuais que culminam com o seminário, “Educação Ambiental na pandemia e pós- pandemia”, em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Ceará. O evento online acontece sexta-feira, dia 5, às 10h, e poderá ser acompanhado pelas redes sociais da SEMA – Facebook, Instagram – e pela plataforma YouTube.

“O objetivo do seminário é buscar alternativas para as questões ambientais no período de pós- Isolamento Social provocado pela quarentena, desenhando cenários e perspectivas futuras para o Meio Ambiente através da Educação Ambiental”, informa Ulisses Rolim coordenador da Coeas/SEMA .
Palestrantes
Participam como convidados palestrantes, Genebaldo Freire Dias e Marcos Sorrentino, referências em todo o país, como educadores ambientais. Também estarão presentes os professores Artur Bruno, Secretário Estadual do Meio Ambiente e Acrisio Sena, deputado estadual e presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia. O jornalista Luiz Viana, do grupo O Povo, será o mediador do encontro virtual.Para Artur Bruno, o valor da educação é destacado em momentos como este, e se mostra, mais uma vez, como pilar para a construção do desenvolvimento com sustentabilidade. “Além de ser um período que pode ser usado para reflexões, a pandemia também oferece um desafio para se repensar e reinventar a educação”, encerra. Por sua vez, Acrísio Sena lembra que o isolamento social “proporcionou uma recuperação de vários elementos da natureza e que é necessário debater temas como a política federal de meio ambiente, a qual vem caminhando na contramão dos interesses ambientais”.

São também parceiros na realização do seminário o Grupo de Interesse Ambiental (GIA), a Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA/Ceará).

Veja Mais