Últimas Notícias
Sefaz comemora 185 anos com reinauguração de Centro de Memória na próxima segunda (27)
Home Últimas Notícias Sefaz comemora 185 anos com reinauguração de Centro de Memória na próxima segunda (27)

 

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) completa 185 anos de trajetória ligada à história política e econômica do Estado. E para celebrar o aniversário, o órgão reinaugura, na próxima segunda-feira (27), às 16h, o Centro de Memória da Fazenda, com a presença da titular da Sefaz, Fernanda Pacobahyba; e do secretário da Cultura do Estado, Fabiano Piúba.

O equipamento cultural ganhou um novo espaço e agora vai funcionar em uma área de 255 m², no térreo do Palácio da Fazenda, prédio histórico que abriga a sede principal da Sefaz. O edifício, inaugurado em 27 de novembro de 1927, foi o primeiro bem tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Ceará, em 1982.

O local foi revitalizado para expor o acervo da Secretaria, que reúne mobiliário, fotos, documentos, livros e objetos de valor histórico; alguns do início do século 19. A reforma foi conduzida com todo zelo para manter as características originais do edifício, dentre elas o piso de ladrilho hidráulico.

O novo espaço passa a integrar um conjunto arquitetônico, do qual faz parte um vitral de seis metros de altura que retrata atividades econômicas realizadas no Ceará no início do século 20.

Nesta primeira etapa, o Centro de Memória oferecerá ao público três ambientes, compostos por uma galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas que vão exibir a exposição de longa duração “Notas de Memória”. A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará e Butuca Produções Culturais.

A mostra vai utilizar recursos de multimídia para possibilitar uma maior interatividade com a história fazendária, que se confunde com a própria história do Ceará. Na exposição, o visitante poderá mergulhar no mundo dos tributos e refletir sobre a finalidade da arrecadação para a sociedade.

Um dos destaques é a Sala-Cofre, que em sua origem cumpriu a função de guardar os recursos arrecadados no Estado. Com 14 m² de área, o recinto tem paredes com espessura de 60 cm. Nesse ambiente, o visitante será chamado a refletir sobre a desmaterialização do dinheiro e a transformação em políticas públicas. Também poderá conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.

Agendamento
O horário de funcionamento do Centro de Memória da Fazenda será de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h. Nesta fase inicial, em função dos protocolos sanitários contra a Covid-19, a visitação será permitida apenas mediante agendamento online a partir da próxima terça-feira (28). O limite de visitantes é de dez pessoas por horário. Para ter acesso ao equipamento, o usuário deverá agendar no site centrodememoria.sefaz.ce.gov.br . Outras informações podem ser obtidas pelo email  centrodememoria@sefaz.ce.gov.br .

Selo e carimbo comemorativos
Durante a reinauguração do Centro de Memória da Fazenda, serão lançados o selo postal e o carimbo comemorativos aos 185 anos da Sefaz, celebrado no dia 26 de setembro.

Programação aniversário Sefaz
Como parte da programação do aniversário de 185 anos, a Sefaz lançará, na próxima terça-feira (28), às 9h, no auditório do órgão, a segunda edição do livro “Sefaz: Tributo à História”. Na ocasião, será comemorado o Dia do Servidor Fazendário, celebrado em 28 de setembro.

No dia 29, às 16h, será promovida uma celebração ecumênica virtual, com a participação do pastor Mário Levy, do padre Dom Gabriel do Amaral e do conferencista espírita Nilton Sousa. Já o dia 30 será marcado pela homenagem a servidores que se aposentaram ou faleceram no período de setembro de 2020 a julho de 2021. O encontro será às 15h por videoconferência.

A agenda se encerra no dia 1º de outubro, com a realização de uma sessão solene na Assembleia Legislativa para comemorar o aniversário da Sefaz e homenagear os ex-secretários da Fazenda.

Veja Mais