Coberturas
Secretário de Finanças Jurandir Gurgel recebe a Medalha Boticário Ferreira
Home Últimas Notícias Secretário de Finanças Jurandir Gurgel recebe a Medalha Boticário Ferreira

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última  terça-feira (11), Sessão Solene para a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao Secretário Municipal das Finanças de Fortaleza, Jurandir Gurgel Gondim Filho. A homenagem foi proposta pelos vereadores Dr. Porto (PRTB) e Esio Feitosa (PDT) através do requerimento 6.421/2019, aprovado por unanimidade pelo plenário da Casa Legislativa. A sessão foi presidida pelo vereador Idalmir Feitosa (PL), no ato representando o presidente do Legislativo Municipal, Antônio Henrique (PDT).

A mesa solene foi composta pelas seguintes autoridades: secretário de Planejamento e Gestão, Philipe Notthingam, representando o prefeito Roberto Cláudio; secretário de Finanças e Administração do TJCE, Marcos Coelho; procurador-geral do município, José Leite; secretária da Controladoria Geral do Município, Luciana Lobo e o propositor da sessão, vereador Dr. Porto.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Dr. Porto, disse que o sucesso pode ser baseado em um tripé bem definido; que é o caráter, o esforço e a competência. “E eu atribuiria mais um que é a fé. Quando conheci o Jurandir em 2013, numa bela tarde de domingo. Estava ele na igreja com sua família. Vi ali que era um homem de fé e que respeita a família. Hoje tenho muita honra de ser seu amigo. O prefeito Roberto Cláudio sabe escolher bem as pessoas certas para os lugares certos e assim foi com o homenageado de hoje. A Secretaria de Finanças hoje é mais valorizada e tem uma equipe azeitada e motivada”, asseverou.

Dr. Porto finalizou suas palavras, afirmando que a medalha é uma honraria que representa a maior de Fortaleza, e quando ela é concedida é porque aquela pessoa prestou relevantes serviços à cidade. “O Jurandir Gurgel recebe merecidamente essa honraria, por seu currículo e pelo reconhecimento do trabalho realizado por ele e sua equipe, inclusive pelo BID. Isso sim é trabalhar pela cidade e zelar por seu povo. Pra mim é uma alegria ter sido o propositor dessa homenagem”, concluiu.

Após receber a medalha e o certificado da mesma, Jurandir Gurgel, fez externar palavras de agradecimento, “com total sinceridade, quero dizer da minha satisfação de ser escolhido para receber essa honraria. Para mim ser colocado nessa seleta galeria de homenageados é algo que muito me honra. A grandeza não está em receber a homenagem e sim merecê-las. Quero agradecer ao prefeito que me confiou essa missão”, asseverou.

Jurandir pontuou que o projeto ao qual se debruçou era transformar a Sefin em um exemplo de gestão fiscal para o país. “A frente da Sefin fomos responsáveis por garantir verbas para projetos em todas as áreas. E como diz o prefeito Roberto Cláudio, o que o povo espera de nós é muito trabalho e soluções impactantes e criativas, que tragam qualidade de vida. Isso tudo está consubstanciado no projeto de gestão fiscal que ora aplicamos. Com 37 anos de serviço público de carreira e 25 como gestor, sempre procurei bem exercer minhas missões. Como secretário e presidente da ABRASF represento não a mim, mas o município de Fortaleza”, destacou.

Sobre o projeto de fortalecimento do Fisco, citou a premiação em primeiro lugar no quesito de acompanhamento do ICMS, dentre outros prêmios. “Durante esses 7 anos, com 75% do projeto implantado obtivemos seis primeiros lugares e tantos outros segundos e terceiros lugares. Hoje a Sefin é exemplo e o nosso município é considerado de risco baixo. Em sete anos nossa arrecadação cresceu 71%, e a receita dos principais tributos cresceu 72% em 2019 com relação ao ano anterior. Isso sem nenhum aumento da alíquota. Temos a terceira maior taxa de crescimento real da receita corrente líquida no país. E em valores absolutos ficamos em terceiro ligar; Fortaleza também é a terceira capital do País em captação de crédito. Em 2019 tivemos o maior volume de investimento da história. Não é a toa que Fortaleza foi convidada para participar de projetos do BID, mas isso tudo deve-se a um trabalho de equipe”, argumentou.

No final ele agradeceu a sua família, sua esposa e filhos e a todos que fazem a Sefin, segundo ele uma equipe séria, competente, e de elevado espirito publico. Com o sentimento de missão cumprida conclamo a todos a concluir esse processo para tornar Fortaleza uma cidade mais justa. Se pudesse partilharia essa homenagem com todos vocês. Essa comenda também tem um efeito motivador. Mas para mim quando muitos corações e mentes se unem, coisas extraordinárias acontecem, avante!” finalizou.

Perfil

Jurandir Gurgel Gondim Filho tem 37 anos de serviço público. É mestre em economia pela UFC-CAEN; MBA em Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC); especialização em Gestão Avançada em Finanças Públicas pela Fundação Getúlio Vargas; especialização em Economia de Empresas pela Universidade de Fortaleza; Finanças Públicas e Programação Financeira pelo Instituto do Fundo Monetário Internacional (FMI) e Escola de Administração Fazendária (ESAF) do Ministério da Fazenda; Intensão na área Contábil Financeira: Orçamento público; Finanças corporativas; Contabilidade pública, controladoria e análise de balanço.

Atualmente é secretário municipal de Finanças de Fortaleza, onde implantou um projeto de modernização da pasta e novo modelo de arrecadação. Exerceu a presidência da Associação Brasileira de Secretários de Finanças das Capitais (ABRASF); coordenador do Tesouro Estadual da Secretaria da Fazenda do Estado; Representante do Estado do Ceará no grupo de gestores financeiros estaduais, órgão de assessoramento do Ministério da Fazenda; coordenador de normas e controle financeiro da Secretaria da Controladoria Geral do Estado do Ceará; Diretor-Geral da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sintaf; Professor adjunto II das disciplinas de Matemática Financeira, Administração Financeira, Economia e Gestão do Setor Público da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará.

Na Secretaria da Fazenda do Estado coordenou o Programa de Melhoria e Inovação da Área Financeira por meio dos Projetos de Reestruturação da Sistema da Divida Pública Estadual. Ferramentas de Otimização da Gestão da Liquidez. Coordenou a equipe de desenvolvimento do novo Sistema de Gestão Governamental por Resultados do Estado do Ceará. Na Secretaria Municipal de Finanças implantou a Programa de Fortalecimento do fisco por meio do modelo de Gestão a Governança Pública para Resultados o qual em 2018 foi certificado em 1° Lugar no Prêmio Projeto Inovador da Prefeitura. Modelo de Gestão que proporcionou, ainda outros reconhecimentos. Por seu trabalho a frente da Sefin, Fortaleza foi a único município brasileiro escolhido para participar em parceria com o BID no desenvolvimento de experimentos em Economia Comportamental para melhoria da Administração Tributária.

Veja Mais