
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria das Mulheres, realizou no último sábado (06) mais uma importante mobilização em defesa dos direitos das mulheres e pela promoção de uma cultura de paz. A secretária das Mulheres, Lia Gomes, esteve presente na Vila Social de Messejana e conduziu, de perto, a ação “Eles por Elas – Movimento na Comunidade”, que integra a programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

A presença da secretária foi decisiva para fortalecer o diálogo com moradores, lideranças comunitárias, equipes da rede de proteção e, especialmente, com os homens que participaram da iniciativa. Ao circular pelos espaços, ouvir demandas e estimular conversas francas sobre masculinidades e corresponsabilidade, Lia Gomes reforçou o compromisso do Governo do Ceará com políticas públicas que aproximam o debate da vida real das comunidades.

Durante a mobilização, foram realizadas rodas de diálogo, orientações sobre a rede municipal de atendimento, atividades esportivas, serviços de cuidado e saúde, dança e informações sobre tipos de violência, canais de denúncia e serviços de proteção. A participação ativa da secretária deu ainda mais força à mensagem central da ação: envolver os homens na prevenção e no enfrentamento à violência é fundamental para transformar realidades.

“Nosso diálogo teve como foco ampliar a consciência sobre atitudes e comportamentos que perpetuam desigualdades e violência contra as mulheres. Para combater, precisamos incentivar práticas cotidianas de respeito, corresponsabilidade e cuidado”, destacou Lia Gomes, enfatizando a importância de que cada homem assuma seu papel na construção de um ambiente seguro para mulheres e meninas.
A ação “Eles por Elas – Movimento na Comunidade” segue como uma das frentes dos 21 Dias de Ativismo, aproximando políticas públicas da população e fortalecendo a participação social no enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. Sob a liderança da secretária Lia Gomes, essas iniciativas ganham ainda mais capilaridade, diálogo e impacto no território.

