Coberturas
Secretaria de Cultura de Aquiraz realiza a I semana indígena Jenipapo-Kanindé de 19 a 23 de Abril
Home Últimas Notícias Secretaria de Cultura de Aquiraz realiza a I semana indígena Jenipapo-Kanindé de 19 a 23 de Abril

 

Desde a última segunda-feira, (19/04), é comemorado o Dia da Resistência Indígena. E a Secretaria de Cultura de Aquiraz em homenagem ao povo originário do município, lança a I Semana Indígena Jenipapo-Kanindé, que conta com exposição fotográfica, mostra audiovisual e roda de conversa.

A programação foi pensada juntamente com a Escola de Cinema Indígena da Aldeia Jenipapo-Kanindé e é toda online e gratuita, com acesso através dos perfis da secretaria no Instagram (@secult_aquiraz) e Youtube (Secult Aquiraz).

A exposição de fotografia “Encantados: Um olhar de dentro”, começa hoje (19), às 19h e segue até o próximo dia 21/04, no Instagram (@secult_aquiraz), com o acervo próprio da Escola de Cinema Indígena, dividido em três momentos: Rosto do Povo Jenipapo-Kanindé (19/04), Lugares de Encantado (20/04) e Manifestações Culturais: Festa do Mocororó e Festa do Marco Vivo (21/04).

Já no dia 22/04, a programação conta com a Mostra Audiovisual Jenipapo-Kanindé, onde serão exibidas as produções “Festa do Mocororó” (17h) e a “Série Identidade Indígena” (19h), no canal do Youtube (Secult Aquiraz).

No encerramento da I Semana Indígena Jenipapo-Kanindé acontece, às 19h, a Roda de Conversa “História, Saberes e Luta do Povo Jenipapo-Kanindé, com mediação de Juliana Alves [Cacique Irê] e participação dos convidados Fábio Alves, Iuri Gomes [Bacharelado em Biologia], Raquel Alves [Bacharelado em Serviço Social] e Daniela Alves [Bacharelado em Museologia].

Segundo o secretário de cultura, José Eloy da Costa Neto, “a Semana Indígena Jenipapo-Kanindé é, além do reconhecimento e valorização do povo originário de Aquiraz, uma ação que deve permanecer em nosso calendário cultural”.

 

SERVIÇO:

I SEMANA INDÍGENA JENIPAPO-KANINDÉ

Quando: 19 a 23/04

Onde: Instagram (@secult_aquiraz) e Youtube (Secult Aquiraz)

Acesso: Gratuito

Classificação: Livre

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

19 a 21/04, 19h: Exposição “Encantados: Um olhar de dentro”

– Rosto do Povo Jenipapo-Kanindé (19/04)

– Lugares de Encantado (20/04)

– Manifestações Culturais: Festa do Mocororó e Festa do Marco Vivo (21/04)

Onde: Instagram (@secult_aquiraz)

 

22//04 – Mostra Audiovisual Jenipapo-Kanindé

– “Festa do Mocororó” (17h)

– “Série Identidade Indígena” (19h)

Onde: Youtube (Secult Aquiraz)

 

23/04, 19h – Roda de Conversa “História, Saberes e Luta do Povo Jenipapo-Kanindé”

– Mediação: Juliana Alves [Cacique Irê]

– Convidados: “Histórias do Povo Jenipapo Kanindé” e “Luta das Mulheres Jenipapo Kanindé” – Cacique Pequena | Escola de Cinema Indígena – Fábio Alves | Universitários Indígenas – Iuri Gomes [Bacharelado em Biologia], Raquel Alves [Serviço Social] e Daniela Alves [Bacharelado em Museologia]

Onde: Youtube (Secult Aquiraz)

 

Jornalista responsável

Gigi Borges (2890 – JP/CE)

Veja Mais