
De 11 a 15 de agosto, o México sediou a XVI Conferência Regional sobre a Mulher da América Latina e do Caribe, encontro histórico que marcou os 50 anos da Conferência e os 30 anos da Plataforma de Ação de Beijing, documento global que se tornou um divisor de águas para as políticas de igualdade de gênero no mundo.

Representando o Governo do Ceará, a secretária das Mulheres, Lia Gomes, integrou a delegação brasileira no evento, cujo tema central foi “Avançando para a construção da Sociedade do Cuidado”. A conferência destacou que impulsionar a ‘Sociedade do Cuidado’ significa transformar economias e sociedades, garantindo um futuro mais justo, inclusivo e sustentável para mulheres, homens e toda a comunidade.
“A Conferência reforça que o cuidado não pode ser visto apenas como tarefa das mulheres, mas como parte de um novo modelo de desenvolvimento. Trazer essas discussões para o Ceará fortalece nossa luta por mais igualdade e por políticas públicas que priorizem o bem-estar coletivo”, destacou a secretária Lia Gomes.

A presença da secretária das Mulheres do Ceará na conferência fortalece a integração do Estado às discussões globais sobre gênero e cuidado, além de abrir caminhos para novas parcerias e ações locais que dialoguem com as agendas internacionais de direitos das mulheres e de sustentabilidade.