Realizado pelo Sistema Faec/Senar em parceria com o Sebrae/CE, neste ano o evento será três vezes maior

De 30 de outubro a 1º de novembro, no Campo Experimental da Embrapa, em Barbalha/CE, acontece a 2ª edição da ExpoCariri, evento que marca uma nova fase para o agronegócio, o turismo, a cultura e a economia da região do Cariri. Neste ano, o evento terá o triplo de estrutura em relação à edição anterior, ocupando 6 mil metros quadrados de área montada, com 170 estandes confirmados e uma expectativa de 50 mil visitantes. A expectativa é que sejam movimentados aproximadamente R$ 30 milhões em negócios.
Promovido pelo Sistema Faec/Senar em parceria com o Sebrae/CE, o encontro reunirá também outros parceiros do Sistema S como Sesi/Senai, Sest/Senat, SESCOOP/OCB e a Prefeitura de Barbalha. Em um estande conjunto nomeado de Conexão Sistema S, o Sebrae/CE estará presente levando aos participantes orientações, inovações, oportunidades de conexão e de negócios. Durante os três dias, a instituição ofertará consultorias especializadas, exposição de startups e atendimento personalizado. Além disso, governanças locais, como a Agência Líder Regional, a IGR Rota Turística do Cariri e o Comitê de Inovação, também estarão integrados ao espaço.
Ao longo de toda a ExpoCariri, o público poderá participar de oficinas práticas, dinâmicas de gamificação com brindes, cobertura de podcasts ao vivo, além de vivenciar a articulação dos atores que impulsionam o desenvolvimento territorial.
De acordo com a articuladora do Sebrae/CE no Cariri, Elizângela Andrade, “esse será um momento para conhecer em primeira mão tendências, inovações e soluções do agronegócio, tecnologia rural e turismo no Cariri, além de acessar consultorias, mentorias e networking promovidos pelo Sebrae e demais instituições do Sistema S”.
Sabores do Cariri
O Campo Experimental da Embrapa receberá neste ano o Espaço Gastronômico Sabores do Cariri, uma parceria entre Sebrae/CE e Abrasel. Por lá, os visitantes terão a oportunidade de degustar sabores autênticos, conhecer a cultura da região e vivenciar experiências que conectam pessoas, histórias e territórios.
“O espaço será uma vitrine da culinária regional que valoriza ingredientes locais, tradição e inovação, nos quais chefs, empreendedores e amantes da boa mesa apresentarão pratos autorais, receitas de memória afetiva, produtos artesanais e oficinas-show ao vivo”, destaca Elizângela.
Programação completa
No Campo Experimental, espaço a céu aberto que ocupa uma área de 10 hectares irrigados, serão apresentadas 10 variedades de trigo, além de variedades de soja, algodão, milho, mandioca, girassol, sorgo, gergelim, palma forrageira e amendoim, dentre outras culturas.
Além da apresentação de novas técnicas e espécies, a agenda técnica deste ano inclui o I Simpósio de Bananicultura da Região do Cariri (30/10), o II Encontro de Mulheres do Agro (31/10) e o Encontro dos Produtores Rurais da Região do Cariri, que encerra o evento em 1º de novembro.
Durante os três dias de programação, haverá palestras técnicas para produtores, leilão de gado Nelore, exposição de plantas e de máquinas, feira de animais, Copa de Marcha de Mangalarga Marchador, além de shows musicais.
Com o crescimento das áreas de produção, o fortalecimento das cadeias produtivas e a chegada de novos investimentos, o Cariri desponta como uma das regiões mais promissoras do agronegócio nordestino.

