Últimas Notícias
Sarto entrega requalificação de escola municipal no Pici
Home Últimas Notícias Sarto entrega requalificação de escola municipal no Pici

 

O prefeito José Sarto entregou, nesta terça-feira (21/09), a requalificação da Escola Municipal Professora Maria Liduina Correa Leite, no Pici. De acordo com o prefeito, as intervenções trazem mais conforto, segurança e acessibilidade a alunos, professores e gestores. Atualmente, Fortaleza conta com 43 escolas municipais passando por requalificação, cinco serão entregues este ano.

“Entrego com muita alegria a requalificação dessa escola, feita com muita dedicação. Os alunos são a razão de estarmos aqui. Estamos entregando escolas de qualidade, já entregamos tablets, chips, temos o programa de proteção alimentar. Nossa luta é pelo fortalezense, principalmente para quem está na periferia da cidade. E o melhor retorno é o brilho no olhar dessas crianças, é um motor para irmos adiante. É pelo conhecimento, pela educação, que a gente consegue fazer uma nação forte e rica, e o nosso time está fazendo isso”, garantiu o prefeito.

Sarto destacou o compromisso com o processo de retomada das atividades presenciais na rede municipal de ensino, que hoje já conta com 100% dos alunos em revezamento, sendo metade em regime presencial e metade em atividade domiciliar. “E é importantíssimo que a gente corra contra o tempo para resgatar o prejuízo do período de afastamento dos alunos. Contando com a dedicação dos nossos trabalhadores em educação, vamos reconstruir esse caminho”, destacou.

 

A Escola Municipal Professora Maria Liduina Correa Leite possui, atualmente, 522 alunos matriculados, do Infantil IV ao 2º ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. Durante a solenidade de entrega, a aluna Raisa Morena da Silva, 7,  leu o trecho de um livro e recebeu, das mãos do prefeito, o kit escolar.

A requalificação total da unidade escolar, executada em parceria com a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), custou R$ 606.581,60. A Prefeitura investiu mais R$ 18.058,03 para aquisição de equipamentos necessários ao funcionamento da unidade.

O trabalho contemplou revisão de coberta, recuperação e pintura do muro, restauração externa da caixa d’água, recuperação de revestimentos, pintura geral interna e externa, esquadrias novas, recuperação de pisos e drenagem, requalificação de ambientes, além da construção da casa do gás, novas instalações elétricas e forro.

A secretária da Educação, Dalila Saldanha, também participou da agenda, além de outras autoridades municipais.

“Nosso programa de requalificação tem uma concepção de primeiro ver toda a parte de segurança das estruturas físicas da escola, como também acessibilidade e conforto. Os ambientes são reorganizados na perspectiva da nossa proposta pedagógica. No caso dessa escola, ela é toda ambientada para a alfabetização, esse processo inicial de aprendizagem das nossas crianças”, detalhou Dalila Saldanha.

Diretora da unidade desde 2019, Rita Clautenia Castelo afirmou que a melhoria do ambiente influencia diretamente o desenvolvimento dos alunos, ao proporcionar uma escola mais acolhedora.

“A escola precisa ser agradável também aos olhos. Os alunos acompanhavam pelos grupos de WhatsApp as mudanças na escola e ficavam maravilhados, com vontade de voltar e querendo usufruir desse espaço. Ao retomarmos agora, tivemos crianças que se emocionaram ao dar de cara com a escola totalmente transformada. Temos uma escola linda, agradável e ao contento de todos, a comunidade está muito satisfeita”, comemorou.

As obras de requalificação das unidades da Rede Municipal de Ensino têm o objetivo de proporcionar melhorias estruturais no parque escolar, conferindo mais conforto, segurança e acessibilidade para alunos, professores, funcionários e comunidade escolar em geral.

Kits de alimentação

Na EM Professora Maria Liduina Corrêa Leite, os pais começaram a receber os kits de alimentação da etapa atual nesta terça-feira (21/09). A expectativa é finalizar a entrega do benefício individual para todos os alunos até o fim desta semana.

No último dia 14 de setembro, a Prefeitura de Fortaleza iniciou o processo de entrega da sétima etapa dos kits de alimentação para os mais de 240 mil alunos matriculados na Rede Municipal. Mesmo com a retomada das aulas presenciais, o benefício continuará sendo entregue até novembro, conforme anunciado pelo prefeito José Sarto, dentro das ações do Pacote Volta às Aulas.

A gestão municipal já entregou mais de 14 mil toneladas de alimentos e 17,1 milhões de unidades de ovos às famílias dos estudantes, com as seis etapas já finalizadas neste ano.

Veja Mais