Últimas Notícias
Sarto entrega dois novos veículos para o plantão do Conselho Tutelar
Home Últimas Notícias Sarto entrega dois novos veículos para o plantão do Conselho Tutelar

 

A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), entregou nesta segunda-feira (20/09) dois veículos modelo Grand Siena para o Conselho Tutelar da Capital. Os carros serão usados para o trabalho de plantão.

“Cada conselho tem dois carros, portanto, temos 16 veículos. Os dois entregues hoje são zero quilômetro e vão reforçar a frota dos conselhos tutelares e auxiliar na política de suporte e proteção aos direitos humanos de jovens e crianças que vivem em situação de vulnerabilidade em Fortaleza. O trabalho dos conselheiros é muito importante, eles são os olhos, os ouvidos e o coração do poder público, atuando para proteger nossas crianças e adolescentes”, salientou Sarto.

A nova frota foi resultado de uma articulação da Prefeitura com o deputado federal André Figueiredo, que através de emenda parlamentar, viabilizou os veículos por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), órgão vinculado ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Além do deputado, o secretário municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cláudio Pinho, também participou da cerimônia de entrega dos veículos.

Segundo o presidente da Funci, Iraguassú Filho, essa era uma demanda antiga dos conselheiros. A frota que eles utilizavam havia sido entregue em 2013.

“Estamos muito felizes em poder atender esse pedido, porque o trabalho deles é de muita relevância para o sistema de garantia de direitos. Os conselheiros estão na linha de frente e são constantemente demandados para proteger nossas crianças e adolescentes”, comentou o presidente.

O conselheiro Alisson Mateus, lotado no Conselho Tutelar 5, confirmou a importância da aquisição para o trabalho em campo.

“A atual gestão tem sido favorável, no intuito de apoiar o conselho e nos equipar para que o trabalho seja executado da melhor forma. Os veículos que tínhamos eram de longa data, já estavam em condições inadequadas de uso. Necessitamos de uma agilidade no nosso trabalho para garantir o direito da criança e do adolescente. Trabalhamos com demanda espontânea e denúncias, então pode acontecer de precisar utilizar o veículo para uma demanda emergencial, assim como para demandas agendadas”, frisou.

Fortaleza tem oito conselhos tutelares e 40 conselheiros no total. Eles assumiram a função em janeiro de 2020 e têm mandato até janeiro de 2024. Cada conselho dispõe de dois carros e uma moto. Além dessa frota, eles contavam com dois carros para o plantão 24 horas.

Veja Mais