Coberturas
Sarto anuncia secretários para sua gestão a parti de 1 de janeiro de 2021
Home Coberturas Sarto anuncia secretários para sua gestão a parti de 1 de janeiro de 2021

O prefeito eleito de Fortaleza, José Sarto (PDT), apresentou, na tarde desta quarta-feira (30), o novo secretariado da gestão municipal durante live nas redes sociais. Ele desejou sucesso a todos os 20 nomes anunciados e agradeceu por terem aceitado o desafio de, junto com ele, conduzir os rumos da Capital nos próximos quatro anos.

“Agradeço a todos que aceitaram o desafio. Que a gente possa cumprir os nossos compromissos de campanha, avançar na redução de desigualdades e procurar fazer uma Fortaleza mais justa, mais humana e de todos e todas”, afirmou.

Durante a transmissão, Sarto deu ênfase à escolha de mulheres para secretarias estratégicas, diretamente relacionadas às três prioridades dos 100 primeiros dias de governo. “Temos mulheres aí na gestão das principais pastas. São as mulheres que vão gerenciar a maior parte do orçamento de Fortaleza. Tenho certeza que está em muito boas mãos”, garantiu.

Ao anunciar Flávia Teixeira para a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), Sarto enfatizou papel estratégico na retomada econômica pós-pandemia. “Será a primeira mulher a tomar conta do cofre dos fortalezenses. Ela que vai gerenciar as finanças do Município. Pra mim, é motivo de alegria”, defendeu, acrescentando que Flávia terá um grande desafio, mas, certamente, seguirá nos trilhos de uma gestão fiscal competente.

Hoje secretária municipal da Educação, Dalila Saldanha será reconduzida no cargo. O prefeito eleito reforçou que ela já tem elevado a qualidade da educação de Fortaleza aos primeiros lugares do Brasil no Fundeb.

“Dalila tem aí a responsabilidade de nos liderar num outro pilar, que é a educação municipal. Fortaleza tem hoje uma das maiores redes de ensino do País”, destacou. “Nesse pilar de retorno seguro às aulas e reposição do calendário, a Dalila vai continuar liderando com muita competência essa pasta”, disse.

A área da Saúde será comandada por Ana Estela Fernandes Leite, que terá responsabilidade por “outro pilar dos nossos desafios. Gerenciamento da pandemia, aquisição de vacina, vacinação por prioridades”. Sarto destacou que Ana Estela já vinha atuando no enfrentamento da pandemia e certamente emprestará seu talento neste novo momento.

A Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente terá Luciana Lobo como titular. Conforme o prefeito eleito, esta é outra pasta importantíssima para “a retomada da economia o mais rápido possível ao mesmo nível que Fortaleza tinha antes da pandemia”. Sarto citou o importante papel na desburocratização de processos, concessão de alvarás e licenças.

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM) será conduzida por Christina Machado. Para Sarto, Christina terá a importante missão de preservar e até aumentar o nível de transparência que Fortaleza tem hoje, sendo reconhecida uma das mais transparentes capitais brasileiras. “Esse é o desafio que você tem e certamente você tem competência pra isso”, ressaltou.

Segurança cidadã

Outro destaque feito por Sarto durante o anúncio, coronel Eduardo Holanda será o novo secretário da Segurança Cidadã. “Um quadro excepcional, que nos deu o privilégio de aceitar o desafio. Ele que liderou com muita maestria o lamentável desastre do edifício Andrea e que conseguiu resgatar vidas, preservar vidas, apesar de todo o sofrimento que causou esse episódio. É um quadro que, sem sombra de dúvidas, vai nos ajudar”, enalteceu.

NOVO SECRETARIADO

1) Secretário-Chefe de Gabinete do Prefeito:
Elpídio Moreira
2) Secretário de Governo:
Renato Lima
3) Secretária-Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município:
Christina Machado
4) Procurador-Geral Município:
Fernando Oliveira
5) Secretária das Finanças:
Flávia Teixeira
6) Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão:
Marcelo Pinheiro
7) Secretário da Segurança de Cidadã:
Coronel Eduardo Holanda
8) Secretária da Educação:
Dalila Saldanha
9) Secretária da Saúde:
Ana Estela Leite
10) Secretário da Infraestrutura:
Samuel Dias
11) Secretário de Conservação e Serviços Públicos:
Ferruccio Feitosa
12) Secretário do Esporte e Lazer:
Ozires Pontes
13) Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente:
Luciana Lobo
14) Secretário do Turismo:
Alexandre Pereira
15) Secretário dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social:
Cláudio Pinho
16) Secretário da Cultura:
Elpídio Nogueira
17) Secretário do Desenvolvimento Econômico:
Rodrigo Nogueira
18) Secretário do Desenvolvimento Habitacional:
Adail Fontenele
19) Secretário da Gestão Regional:
João Pupo
20) Titular do Instituto de Planejamento de Fortaleza:
Vice-prefeito, Élcio Batista

Veja Mais