Coberturas
Sarto anuncia criação da Secretaria da Primeira Infância. Pasta de Proteção Animal também deve ser criada
Home Últimas Notícias Sarto anuncia criação da Secretaria da Primeira Infância. Pasta de Proteção Animal também deve ser criada

Em solenidade para poucos participantes, realizada no início da tarde da última terça-feira (29) no Paço Municipal, o prefeito eleito de Fortaleza, Sarto, anunciou a criação da Secretaria da Primeira Infância para a próxima gestão. O futuro chefe do Executivo da Capital cearense também deve transformar a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal em uma secretaria.

Sarto ainda está preparando um projeto de reforma administrativa, que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal. Nesta proposta também poderá estar contida a nova reconfiguração das secretarias executivas regionais, que passarão de sete para 12, de acordo com proposta já aprovada na gestão do prefeito Roberto Cláudio.

Além de Sarto e Roberto Cláudio, também estiveram presentes na solenidade desta terça-feira, primeira-dama da Capital, Carol Bezerra; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT); o vereador Elpídio Nogueira (PDT); e os ex-vereadores Dr. Portinho (PDT), Iraguassú Filho (PDT) e Ésio Feitosa (PSB). Esses três últimos não conseguiram reeleição no pleito deste ano, e aguardam convocação do chefe do Executivo para atuação na gestão.

Sarto afirmou que vai criar a Secretaria da Primeira Infância durante sanção de um pacote de leis que contempla esse segmento da sociedade. Na ocasião, o prefeito Roberto Cláudio sancionou o Marco Legal da Primeira Infância e os programas municipais de enfrentamento à violência sexual e de abordagem social especializada de crianças em situação de rua.

“Fiquei muito feliz porque é uma causa que lutei muito, tanto que as leis sancionadas hoje tinham a nossa digital e o Marco Legal coautoria. Nas três matérias que foram por mensagem do Prefeito eu fui o relator. Com a decisão de criar a Secretaria, Sarto mostra o compromisso com a Primeira Infância e o fortalecimento das políticas públicas na área”, disse Iraguassú Filho, um dos defensores da temática na Câmara Municipal.

Durante a solenidade, Sarto afirmou que logo que consiga concluir o processo de transição, realizará uma reforma administrativa com o intuito de privilegiar a primeira infância. “O marco regulatório é um instrumento importante para a defesa das nossas crianças, visando a redução das desigualdades. Nossas crianças precisam de proteção alimentar, proteção psicológica, e tudo isso deve ser propiciada pelo poder público”, disse.

Sarto também elogiou Roberto Cláudio por ter se esforçado em pautas importantes para a sociedade e destacou que vai buscar apoio do prefeito que está deixando sua função nesta quinta-feira (31), último dia do seu mandato. “Vamos procurar não deixar a bola parada. Você não irá nos abandonar, vai nos ajudar aqui na política pública para a primeira infância. A sua missão não terminou, agora que começou”, disse.

O prefeito eleito também tem interesse em transformar a Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal em uma secretaria. Sarto acordou com o deputado federal Célio Studart (PV), que iria deliberar sobre isso quando eleito. O compromisso foi firmado durante o segundo turno da campanha em Fortaleza, e Studart, que foi derrotado no primeiro turno, deve indicar o gestor da pasta.

Veja Mais