Coberturas
Salmito parabeniza 115 municípios cearenses certificados pelo Selo Unicef
Home Últimas Notícias Salmito parabeniza 115 municípios cearenses certificados pelo Selo Unicef
Deputado Salmito

O deputado Salmito (PDT) parabenizou, no primeiro expediente da sessão plenária híbrida da Assembleia Legislativa do Ceará da última quinta-feira (10/12), os 115 municípios cearenses certificados com o Selo Unicef na sua 8ª edição.

O selo avalia municípios que investiram em políticas públicas voltadas para a infância e adolescência, com mais atenção a ações integradas de saúde, educação, proteção e assistência social das gestões municipais e estaduais para se alcançar resultados. Ao todo, 431 municípios de 18 estados brasileiros receberam a certificação.

O parlamentar ressaltou o fato de que, dos 431 municípios reconhecidos, 115 são cearenses. “Nos orgulha a conquista de uma melhor qualidade de vida para crianças e adolescentes. Estamos falando de futuro, pois é na primeira infância onde são construídos os alicerces para o resto da vida daquele ser humano. Em nome das 115 gestões municipais que alcançaram esse resultado, destaco Camocim, Aquiraz e Ubajara”, elogiou.

Salmito analisou ainda o resultado como a comprovação do aumento da cobertura de atenção básica ao público infantojuvenil e a redução da mortalidade infantil. “É o mais puro resultado da melhora na qualidade de vida da população. O Ceará já tem a melhor educação pública do Brasil, apontada pelo MEC, uma política bem desenhada pela nossa vice-governadora, na época secretária de Educação, no governo Cid Gomes, e que foi continuada pelo governador Camilo Santana”, parabenizou.

Em aparte, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) considerou o resultado como uma marca histórica para o Estado. “Esta é a comprovação de que o Ceará avança no sentido de proteger os direitos da criança e do adolescente por meio de trabalhos de infraestrutura, programas sociais, educação, saúde, atuação de conselho tutelar que são muito bem planejadas para este público”, opinou.

O deputado Renato Roseno (Psol) lembrou que a Assembleia colaborou, por meio do trabalho publicado pelo Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência da Casa, para que o Selo incluísse entre seus requisitos um plano de prevenção de homicídios e mortes por parte dos municípios. “Parabéns aos municípios certificados e obrigado ao Unicef por se somar a nossa luta nesse trabalho voltado para a nossa juventude”, salientou.

Veja Mais