
No dia 10 de março de 2026, foi fundada a Academia Caririense de Direito, em solenidade que reuniu desembargadores, juízes, promotores, advogados e professores da região do Cariri. A sessão de fundação foi presidida por Roberto Victor Ribeiro, presidente de honra da Academia Brasileira de Direito e presidente da Academia Cearense de Direito.
Durante o ato, foi eleito o advogado Jonas Gomes de Matos como presidente da nova entidade. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades do meio jurídico, entre elas os desembargadores Raimundo Nonato Silva Santos, Clóvis Valença e Jaime Medeiros, além do juiz federal Lucas Aragão, dos promotores de Justiça Rafael Couto e Alessandra Magda e do diretor da OAB-CE, Francivaldo “Vavá” Lemos.
Em discurso, o desembargador Raimundo Nonato destacou a importância da criação da instituição para a região e ressaltou o papel de Roberto Victor Ribeiro na idealização da academia. Segundo ele, a história jurídica do Cariri terá gratidão pelo projeto que fortalece o estudo do Direito e a difusão do conhecimento jurídico em seus diversos ramos.

