Últimas Notícias
Ricardo Cavalcante e Paulo André Holanda recebem comitiva da Siemens na FIEC, em visita com foco no HUB de Hidrogênio Verde
Home Últimas Notícias Ricardo Cavalcante e Paulo André Holanda recebem comitiva da Siemens na FIEC, em visita com foco no HUB de Hidrogênio Verde

Na manhã da última quarta-feira, 23/08, o Diretor Regional do SENAI e Superintendente do SESI, Paulo André Holanda, conduziu uma comitiva da Siemens em uma visita ao Porto do Pecém e à Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE). A comitiva formada por Fábio Koga, Diretor da unidade de Eletrificação e Automação; José Borges, Diretor de Inovação Corporativa; Valdeir Soares, Coordenador de Desenvolvimento de Negócios – Indústria; e Daniel Lyrio, Gerente de Contas Renováveis veio ao Ceará para conhecer de perto a infraestrutura do HUB de Hidrogênio Verde.

A empresa de origem alemã é especializada em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte. Segundo Paulo André, a empresa é referência mundial quando se fala em qualidade de produtos e esteve no Ceará prospectando novos negócios: “Estamos consolidados em uma parceria na área de educação e, agora, discutindo novos projetos na área de inovação, principalmente com foco em hidrogênio verde.”, disse Holanda.

No primeiro dia de atividades (23), o Presidente do Porto do Pecém, Hugo Figueirêdo, e a Vice-Presidente Financeira, Rebeca Oliveira, apresentaram a importante área portuária do Estado e a área industrial existente. A comitiva pôde conhecer de perto a infraestrutura do Porto do Pecém, desde os pátios de contêineres ao píer de atracamento de navios. Em seguida, a comitiva visitou a Zona de Processamento de Exportação do Ceará, onde o Presidente Eduardo Neves apresentou as condições fiscais atrativas da área e a importância de toda essa infraestrutura para atração de novos negócios.

Fábio Koga explica que a empresa está avaliando todas as possibilidades: “Neste momento, estamos fazendo uma abordagem bastante prospectiva. A ideia é entender quais as reais oportunidades. A Siemens, como provedora de tecnologia de ponta a ponta, desde um componente a uma solução completa para a planta de hidrogênio verde, tem a possibilidade de aportar soluções sob vários prismas”, afirmou.

No dia seguinte, quinta-feira, 24/08, no Observatório da Indústria, os representantes da Siemens assistiram a uma apresentação sobre o HUB de Hidrogênio Verde e as nuances do mercado de energias renováveis, feita pelo Consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, seguida de uma apresentação do coordenador de energia da FIEC, Constantino Frate, sobre o FIEC Summit, importante evento de Hidrogênio Verde que ocorrerá nos dias 25 e 26 de outubro. Paulo André Holanda, por sua vez, apresentou as ações do SESI e do SENAI Ceará para transição energética, com diversas parcerias já consolidadas no Centro de Excelência para Transição Energética e um novo portfólio de cursos para atender à crescente demanda da área.

“Quem tem a ganhar não é apenas o SENAI; é o estado do Ceará, pois os próprios players que estão vindo, no contexto do H2V, vão precisar de capacitação. Isto sendo realizado com o know-how da Siemens é o que tem de melhor”, conclui Paulo André.

A agenda foi concluída com uma importante reunião com o Presidente Ricardo Cavalcante, que aproveitou o momento para compartilhar as oportunidades do mercado mundial e o andamento dos projetos no solo cearense.

“Ficamos muito felizes com a visita da comitiva da Siemens à FIEC.  A Federação do Ceará se coloca à disposição da empresa e reforça as diversas oportunidades advindas com o Hub do Hidrogênio Verde cearense. Oportunidades essas que poderão e irão mudar a realidade de homens e mulheres do nosso estado, nordeste e do Brasil, frente a nova transição energética global e a descarbonização do planeta”, finaliza o Presidente da FIEC.

Compartilhe:
Veja Mais