O prefeito Roberto Cláudio realizou, na manhã da última sexta-feira (16/08), da abertura da reunião com os secretários municipais para acompanhar as demandas de ações e projetos para Fortaleza. A Reunião do Secretariado acontece no Teatro São José e se estende até este sábado (17/08).
Este é o terceiro encontro do ano para avaliação da gestão e acompanhamento de planos e prioridades para os anos de 2019 e 2020. Além dos representantes das pastas, o evento também conta com a participação de servidores e agentes da cidadania, que são convidados para representarem os usuários dos serviços públicos.
“É um momento de imersão que nos ajuda a nos comunicar internamente, a resolver problemas administrativos e também garante agilidade na execução dos investimentos. Mas, sobretudo, é para alinharmos os projetos e evitar possíveis problemas em obras que somam uma grande quantidade de recursos”, explicou o Prefeito.
A manhã começou com a palestra do jornalista e consultor Clóvis de Barros Filho, que falou sobre ética, moral e filosofia. Em seguida, o cronograma das obras em andamento foi apresentado pelo secretário de Governo, Samuel Dias.
De acordo com os números, já foram reformadas 60 praças na atual gestão, o que corresponde a 30% do total de 210 praças contempladas. Um total de 14 espaços estão em obra e 33 estão aptos para iniciar os trabalhos. Outras 103 praças serão reformadas e estão em fase de projeto. Também já foram trocados 92% da iluminação da Cidade, que agora conta com lâmpadas de LED.
Na pasta de Mobilidade, os números mostram que 100% da frota do transporte coletivo já possui wi-fi e 35% dos ônibus da Capital já contam com ar-condicionado. A meta é chegar em 60% até 2020. Foram implantados ainda 12,3 quilômetros de corredores e faixas exclusivas para o transporte público.
Com relação às bicicletas compartilhadas, até agora foram implantados 64 quilômetros de ciclofaixas ou ciclovias. A meta é fechar em 150 quilômetros, além de 120 novas estações do Bicicletar e outras 12 do Bicicleta Integrada. Os processos já estão em licitação.
Na área da Saúde, uma das pastas prioritárias do Município, a meta é entregar o IJF2 e implantar mais 400 novos leitos na Rede de Saúde Pública de Fortaleza. Até agora, o anexo do Instituto Doutor José Frota está com 56% das obras concluídas. Já o Hospital da Parangaba, o Hospital da Criança e o Frotinha do Antônio Bezerra seguem em obras.
Na Educação, a execução dos projetos também segue dentro do prazo. Das 40 novas creches prometidas, 21 já foram implantadas. Além disso, a Prefeitura de Fortaleza investe nos Centros de Educação Infantil (CEI), tendo oito em obras e 13 em licitação.
Como ocorre em todas as Reuniões do Secretariado, os grupos de trabalho foram divididos em nove temas: Saúde, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Mobilidade, Segurança, Cultura/Turismo/Esporte e Lazer, Economia e Competitividade, Proteção Social e Gestão e Governança. Durante 40 minutos, os profissionais analisaram a evolução dos trabalhos e buscaram estratégias para corrigir e avançar na execução dos projetos.