Discussão do Plano Diretor Participativo também está no radar dos vereadores até o fim do ano

A Câmara de Fortaleza retomou, nesta sexta-feira (1º), os trabalhos legislativos do segundo semestre de 2025. Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Leo Couto (PSB), apresentou as metas para o segundo semestre, que vão desde entregas voltadas para os pilares da gestão — inclusão, inovação e sustentabilidade — ao prosseguimento do debate sobre o Plano Diretor de Fortaleza.
A matéria, que estabelece as diretrizes para o crescimento da Cidade pelos próximos 10 anos, está prevista para chegar a Casa até dezembro.

Presente na abertura dos trabalhos, o prefeito Evandro Leitão (PT) destacou que fóruns territoriais já foram realizados e que as rodadas de audiências públicas estão previstas para iniciar a partir deste sábado (2). O gestor apresentou, ainda, um balanço das ações de sua administração nos primeiros seis meses deste ano, com destaques na reestruturação da Saúde, da Educação e da Limpeza Urbana de Fortaleza.
Balanço CMFor
Com foco nos pilares da inclusão, inovação e sustentabilidade, Leo Couto reforçou o compromisso com a modernização e otimização dos processos legislativos, garantindo maior eficiência aos trabalho da Casa. Conforme o presidente, cerca de 60% das matérias legislativas já estão sendo apresentadas pela plataforma CMFor360.
Na área da inclusão, o parlamentar frisou a criação do Espaço Evoluir, que irá oferecer assistência especializada a crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com síndrome de Down. Ele mencionou, também, a reformulação do projeto de escuta ativa nos bairros, o Câmara nos Bairros, que ganhará outra roupagem, para aproximar o Parlamento da população.
Dentre as aprovações de destaque elencadas no primeiro semestre, estão:
- A extinção da taxa do lixo, uma pauta que uniu todos os vereadores em benefício da população;
- O reajuste de servidores e professores;
- A criação de cargos para a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fortalecendo políticas públicas de saúde mental;
- O endurecimento das regras para desafetação e alienação de imóveis públicos, que garante mais transparência e responsabilidade com o patrimônio público.
“Nós tivemos conquistas importantes no primeiro semestre. Aprovamos matérias que dão mais dignidade para o fortalezense, construídas sempre em diálogo com o Executivo e todos os vereadores, como a extinção da taxa do lixo, reforma administrativa para devolver autonomias às regionais e criacão de cargos para fortalecer nossa saúde”destacou Leo Couto.
O presidente falou, ainda, do respeito entre o Legislativo e o Executivo.
“A maioria das proposições foi aprovada em consenso, fruto do diálogo e do respeito do prefeito Evandro Leitão com todos os parlamentares, independentemente de posicionamento político”, reforçou.
Desafios para o segundo semestre
Leo Couto afirmou que continuará trabalhando para que a Casa siga unida e comprometida com a aprovação de projetos importantes para a Cidade, como o Plano Diretor de Fortaleza — compromisso do prefeito Evandro Leitão (PT).
“Neste segundo semestre, temos muitos desafios pela frente: projetos importantes que irão chegar, debates necessários e responsabilidades que exigem de nós união, equilíbrio e dedicação para fazermos ainda mais e melhor pelo povo da nossa Cidade”, salientou.
Entre as ações da gestão da Casa previstas para o segundo semestre, estão: qualificação do corpo técnico de servidores, oferecimento de cursos de capacitação para quem mais precisa e ampliação da escuta ativa nos bairros.
Leo Couto destacou, ainda, a modernização do Plenário Fausto Arruda, que passou por manutenção em suas instalações.
“Que esse ambiente continue nos inspirará do pelos caminhos da ética, do diálogo e do compromisso público com Fortaleza”, pontuou.

Ações do Executivo
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito apresentou balanço das principais ações realizadas no primeiro semestre de sua gestão, com ênfase no cumprimento de metas do plano de governo e compromissos de campanha.
“Quando assumimos a gestão, praticamente todas as obras estavam paradas, com raríssimas exceções. Hoje, temos cerca de 90 obras em andamento na cidade. Estamos reestruturando os principais equipamentos públicos e já iniciamos a recuperação de praticamente toda a nossa rede de saúde”.
“Em breve, daremos início à requalificação de toda a rede de assistência social, com reformas nos CRAS, CREAS e demais unidades. Com planejamento, organização e, sobretudo, com a parceria da Câmara Municipal, vamos continuar trabalhando pela Fortaleza que queremos: uma Fortaleza de todos”, celebrou o prefeito.
Na área da saúde, Leitão falou da ampliação do programa “Saúde que Cuida”, que inclui a entrega de 66 leitos no IJF (30 de UTI e 36 de enfermaria), a reabertura gradual de 274 leitos na Santa Casa de Misericórdia até o fim do ano e a expansão do atendimento domiciliar do Melhor em Casa até às 21h.
Além disso, será iniciada a reforma de 87 postos de saúde e de todos os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), incluindo a criação de uma unidade infantil e o funcionamento 24 horas de um CAPS geral.
Na educação, foram criadas 2.500 novas vagas em creches e Centros de Educação Infantil (CEIs). Estão previstas, em agosto, três novas inaugurações de CEIs. Também será lançado concurso para novos fardamentos.