Coberturas
Representantes do setor de energia cearense participam da Intersolar South America
Home Últimas Notícias Representantes do setor de energia cearense participam da Intersolar South America

Representantes do Núcleo de Energia da FIEC, do Sindienergia, da Camara Setorial de Energias Renováveis da Adece, além de membros de secretarias do Governo do Ceará e diversos empresários do estado, participaram de 27 a 29/8, no Expo Center Norte, em São Paulo, da Intersolar South America – a maior feira da América do Sul para o setor solar. O evento, que enfoca os ramos de fotovoltaicos, produção FV e tecnologias termossolares, aconteceu simultaneamente ao Congresso Intersolar South America. Em 2018, a Intersolar South America recebeu mais de 20 mil  e nesta edição esteve repleta de novidades do setor, e muito mais ampla que a do ano anterior.

Como novidades, afirma Joaquim Rolim, coordenador do Núcleo de Energia da FIEC, pode-se citar novos projetos, modelos de negócios, e inúmeras oportunidades no setor. Segundo ele, “pela primeira vez tivemos a fonte solar participando do leilão A-6 em 2019, que deverá ocorrer em outubro/2019, com boas perspectivas de negócios para o Ceará”. A fonte solar também está começando a aparecer como supridora de energia para o mercado livre de energia, que tende a se tornar cada vez mais amplo, com novas possibilidades de redução de custos com energia para o consumidor e nesse sentido, destaca Joaquim, “pode-se perceber muitos novos fornecedores de produtos e serviços”.

Joaquim ressalta ainda novos estreantes no setor, como empresas de outros segmentos industriais investindo em produtos e serviços para o segmento. Como parte desses produtos e serviços, painéis solares bifaciais, gerando energia nas duas faces, e telhas já com células solares fotovoltaicas incorporadas. Outro ponto bastante comentado nos eventos foi a preocupação em relação às modificações da norma 482 da Aneel, que poderá arrefecer o crescimento do setor.

A Adece participou com um estande, que recebeu a visita do presidente da Absolar – Associação Brasileira de Energia Solar, Rodrigo Sauaia. Na ocasião ele demonstrou muita satisfação com o novo Atlas Eolico e Solar do Ceará. Sauaia é uma das maiores autoridades do setor de energia solar do Brasil. Além do estande, a delegação do Ceará contou com as presenças e atuações importantes na feira, de Roseane Medeiros, secretaria executiva da industria da Sedet; do presidente da Adece, Eduardo Neves; do secretário executivo de energia da Seinfra, Adão Muniz, e dos diretores do Sindienergia Rafael Bessa e Renato Bomtempo; e do presidente da CSRenováveis, Jurandir Picanço, prospectando oportunidades de negócios para a cadeia produtiva de energia do Ceará.

Para o diretor técnico do Sindienergia, Rafael Bessa, “este ano a feira foi bem maior do que no ano passado. Identificamos muitos fornecedores que não estiveram em 2018 e com muita gente interessada. E isso só mostra a força e o potencial desse mercado atualmente”.

Veja Mais