Coberturas
Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 2º quadrimestre de 2020 é apresentado em audiência virtual
Home Últimas Notícias Relatório de Gestão Fiscal do Município referente ao 2º quadrimestre de 2020 é apresentado em audiência virtual

 

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou mais uma audiência pública em formato virtual. A reunião trouxe para pauta, a apresentação do Relatório de Gestão Fiscal e o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) referente ao 2º quadrimestre do ano de 2020, maio a agosto. A audiência foi direcionada pelo vereador Renan Colares (PDT) e contou com a exposição dos índices financeiros de Fortaleza, sendo realizado pelo secretário Jurandir Gurgel.

Em sua apresentação Jurandir Gurgel ressaltou que houve impactos nas receitas da cidade e utilizou o termo  relisiência fiscal e governamental, para definir os indicadores para esse quadrimestre.

“Foi um ano adverso que impactou nas finanças de todo o país. O município tem tido uma gestão fiscal resiliente por conta de toda a condição mantida ao longo desses 7 anos e meio. Cumprimos os indicadores da educação, saúde, endividamento, e, para além disso, apresentamos o cronograma em relação aos investimentos, receitas correntes líquidas, cronograma vigoroso de investimento que o município tem empreendido para a entrega de bens serviços as demandas requeridas pela sociedade”, disse o secretário.

Jurandir apontou queda nos impostos arrecadados na cidade, nas taxas e nas contribuições. O Imposto Sobre Serviço (ISS), a principal receita do município, sofreu impacto. O que causou arrefecimento da economia. No entanto, mesmo diante do cenário adverso, Fortaleza obteve um crescimento mínimo de 5% em sua receita intraorçamentária.

De acordo com o presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública da Câmara, vereador Renan Colares (PDT), é fundamental analisar as contas públicas da cidade observando a alocação dos recursos públicos nas áreas prioritárias para o município.

“O secretário apresentou a evolução da receita e os números relacionados ao 2º quadrimestre de 2020. Vimos os rumos da economia tanto no cenário nacional como e em específico para Fortaleza. Essa audiência pública dá um direcionamento para a economia da cidade e nela podemos verificar o quanto está sendo investido na saúde, proporcionalmente na educação, e em outras áreas prioritárias para o Executivo”, contou o parlamentar.

Veja Mais