Coberturas
Região do Cariri recebe Praça Mais Infância e Centro de Educação Infantil
Home Últimas Notícias Região do Cariri recebe Praça Mais Infância e Centro de Educação Infantil

Ter um espaço com conforto e adequado para cuidar e educar crianças de 0 a 5 anos era o sonho da Maria Aparecidada Costa, que agora vê o novo Centro de Educação Infantil (CEI) de Salitre como uma segunda casa.

“Na minha casa não temos berço, nem banheira para dar banho na nossa neném de 6 meses. E aqui com certeza será minha segunda casa, aqui tem tudo que preciso para cuidar da minha filha. É um sonho”, comemorou a dona de casa.

A inauguração do novo Centro de Educação Infantil (CEI) de Salitre, no Cariri, foi realizada na última sexta-feira (20), com as presenças da primeira-dama do Estado, Onélia Santana, e do prefeito Rondilson Ribeiro, que visitaram as instalações do Centro, ao lado de muitas famílias que foram ver de perto o benefício. Cada CEI tem capacidade para atender até 208 crianças, numa estrutura composta por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O equipamento foi implantado sob supervisão da Superintendência de Obras Públicas (SOP).

Para a primeira-dama, Onélia Santana o CEI é um espaço apropriado para as famílias. “Aqui as famílias terão toda a estrutura para fazer desse lugar um segundo lar. Aqui as crianças terão educação de qualidade, alimentação saudável, segurança e todo o cuidado de pessoas treinadas para cuidar dos filhos de vocês. Essas crianças são o nosso futuro e estamos cuidando muito bem delas”.

Na solenidade também foi realizado o plantio de mudas de árvores frutíferas e ornamentais, nativas da região. A população também recebeu doações de mudas para o plantio no município. A plantação de mudas é promovida por grupos de crianças com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que incentivam o senso de responsabilidade da cada criança pela sua plantinha, pelo ambiente onde está sendo plantado e, consequentemente, pela natureza.

O CEI recebeu aporte financeiro no valor de R$ 1,4 milhão, oriundo do Governo do Ceará, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município. O investimento foi utilizado para construir, mobiliar e equipar o novo espaço. O Ceará contará com 167 Centros de Educação Infantil (CEIs), sendo 120 pela Seduc e 47 pela SPS.

Com o CEI de Salitre já são 46 Centros entregues à população cearense. O objetivo é ampliar a oferta de creches e estabelecimentos de pré-escola para a promoção do desenvolvimento integral das crianças cearenses nos municípios.

Veja Mais