Coberturas
Quinta com Debate da Aprece tratou sobre os recursos do governo federal na Educação e impactos no Fundeb
Home Últimas Notícias Quinta com Debate da Aprece tratou sobre os recursos do governo federal na Educação e impactos no Fundeb

 

A primeira edição do Quinta com Debate da Aprece, realizada em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tratou sobre um tema de grande relevância para os municípios que executam as políticas públicas da Educação e para a sociedade que recebe essas políticas: “Recursos do Governo Federal na Educação em Tempos de Pandemia e Impactos no Fundeb”.

O debate virtual contou com a participação do consultor Econômico da Aprece, André Carvalho; da coordenadora da Escola de Gestão Pública Municipal da entidade, Helderiza Queiroz; e também da analista Técnica em Educação, Vládia Cosmo. A CNM se fez presente por meio de sua consultora da área de Educação, Selma Maquine.

O intuito da live – realizada na manhã desta quinta-feira, 21 de maio, e transmitida no canal do Youtube da entidade – era discutir sobre os principais impactos, e em especial o Fundeb, que pode comprometer na forma de se fazer educação; e discorrer sobre o caminho que será percorrido até o final do ano no enfrentamento de muitos desafios.

“A Educação hoje está sofrendo grandes retrações em função do isolamento social, em função das questões prioritárias da saúde, das novas formas de estudar, do desafio de reinvenção dos professores que tiveram que elaborar um novo modelo de trabalho e se adaptar com a tecnologia e a forma diferente de interagir com os alunos, entre tantas outras dificuldades”, disse a coordenadora da EGPM/Aprece, Helderiza Queiroz.

O impactos no financiamento da educação diante do cenário de Covid-19 foi apresentado pelo consultor André Carvalho. Ele discursou sobre o Fundeb e as fontes que constituem a base do mínimo constitucional de aplicação na manutenção e no desenvolvimento de ensino educacional e sobre os repasses federais. De acordo com ele, o intuito é repassar Informações atualizadas aos gestores e contribuir para a tomada de decisões no cotidiano dos municípios na gestão educacional nessa época de projeção de queda de arrecadação e de despesas já previstas no inicio do ano.

Para Selma Maquine falar sobre Educação nesse momento de excepcionalidade faz com que a informação e o conhecimento possa chegar a todos. “Sabemos que nesse momento todos estão ávidos por informação e estamos aqui para que esses conhecimentos possam ser construídos  e reconstruídos, e para que seja possível avançar em qualidade na gestão educacional, especialmente na gestão municipal “. A consultora da área de Educação da CNM também frisou sobre a importante parceria entre as entidades municipalistas e a possibilidade da discussão de um tema tão importante e tão fundamental no nosso cotidiano, que é a Educação

A analista Técnica em Educação, Vládia Cosmo enfatiza que esse primeiro momento é de orientação aos municípios nos preparativos e na elaboração de trabalhos que possam minimizar os danos causados durante essa pandemia. Ela discursou assuntos como a distribuição de cestas básicas por meio do PNAE, e alguns pontos relevantes do Fundeb.

Quinta com Debate

A Quinta com Debate da Aprece promete ser um encontro semanal todas as quintas-feiras, às 10 horas, com temas de grande relevância para o municipalismo cearense, discutindo sobre informações nacionais e dados peculiares ao Ceará, nesse momento de crise ocasionada pela pandemia do novo Coronavírus no Brasil, e orientando os gestores no que diz respeito a auxílios federais que precisarão ser repassados a estados e municípios.

Compartilhe:
Veja Mais