Últimas Notícias
Quinta com Debate aborda prevenção e combate dos incêndios florestais nos municípios cearenses
Home Últimas Notícias Quinta com Debate aborda prevenção e combate dos incêndios florestais nos municípios cearenses

 

Promover o debate sobre as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais nos municípios cearenses. Esse foi o objetivo da Quinta com Debate veiculada no Canal Aprece Ceará no último dia 7 de outubro. A Live abordou o papel das brigadas municipais, as limitações e as peculiaridades locais e a necessidade da busca de soluções conjuntas entre as entidades e órgãos governamentais para mitigar os agravos e dar a melhor resposta possível a estes sinistros.

A Quinta com Debate foi aberta pelo superintendente adjunto do Ibama/CE, Wagner Soares, representando o órgão na oportunidade. Ele salientou a importância do debate proposto, agradeceu e elogiou a Aprece pela iniciativa. A Aprece foi tecnicamente representada na Live por seu analista em Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Camurça.

Dando início às palestras da Quinta com Debate, Kurts Bastos, Coordenador Estadual do Prevfogo/Ibama no Ceará, falou sobre a “Arte do Fogo no Bioma Caatinga, Usos e Costumes”, fazendo uma contextualização histórica e falando sobre a realidade atual do fogo no semiárido brasileiro e especificamente no Ceara. Kurts apresentou a Documentação necessária para Queima controlada no Ceará e sobre o trabalho do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais. Confira AQUI a apresentação do palestrante.

Em seguida, o Coordenador do Previna (Sema), Leonardo Borralho, falou sobre as ações de prevenção aos incêndios florestais nas unidades de conservação estaduais. Em sua apresentação, o palestrante apresentou o mapeamento das áreas de risco de incêndios florestais no Ceará, citando os municípios com as maiores áreas de risco de incêndio florestal classificados como “Muito Alto”. Também abordou aspectos importantes sobre a Legislação Ambiental aplicada às queimadas e incêndios florestais e falou sobre as ações preventivas na área. Acesse AQUI a apresentação de Leonardo Borralho.

Waldomiro Loreto, 1° tenente bombeiro militar, especialista em Prevenção e combate a incêndio florestal, foi o terceiro palestrante da Live. Ele tratou sobre a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará nos incêndios florestais e sobre a responsabilização diante do ordenamento jurídico vigente. Confira AQUI a apresentação. Já o Secretário de Agricultura, Pecuária e Defesa Civil e Comandante do grupamento de Bombeiros Civis, Socorristas e Brigadistas de Poranga, Jaeger Holanda Pinho, falou sobre O papel das brigadas municipais no combate aos incêndios florestais.

Veja Mais