Coberturas
Hospital Waldemar Alcântara zera casos de infecções na UTI
Home Últimas Notícias Hospital Waldemar Alcântara zera casos de infecções na UTI
Após um intenso trabalho de adoção de protocolos de boas práticas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, o Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA) conseguiu zerar os casos de Infecções Primária de Corrente Sanguínea Laboratorial (IPCSL) e do Trato Urinário (ITU).
Relatórios relativos à atuação das equipes da UTI comprovam a alta adesão dos profissionais aos chamados bundles de prevenção de infecções, que são listas de boas práticas com os pacientes.
O setor adota bundles para prevenir ITU, IPCSL e Pneumonia Associada à Ventilação (PAV). Os relatórios dos meses de novembro de dezembro de 2019 mostram que a adesão a essas boas práticas é de 95%.
A adoção de bundles de prevenção a infecções é uma das atividades do projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil, que integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). 
Os profissionais que atuam no setor receberam certificados que atestam as conquistas, emitidos pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Hospital do Coração (HCor).
Veja Mais