Últimas Notícias
Quatro projetos do Executivo serão lidos em sessão remota da AL nesta terça
Home Últimas Notícias Quatro projetos do Executivo serão lidos em sessão remota da AL nesta terça

 

A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (06/04), a partir das 9h30, mais uma sessão deliberativa extraordinária pelo Sistema de Deliberação Remota (SDR). Na abertura dos trabalhos, serão lidas e começam a tramitar quatro matérias do Poder Executivo, sendo uma proposta de emenda à Constituição (PEC) e dois projetos de lei, além de dois projetos de decreto legislativo da Mesa Diretora e 22 projetos de parlamentares.

A PEC nº 04/21 altera o caput do art.210 da Constituição Estadual que trata da Lei Orçamentária Anual (LOA) sobre os investimentos destinados ao interior do Estado. A medida visa atender a recomendação do Tribunal de Contas do Estado a cerca da aplicação de recursos no Interior.

O projeto nº 45/21  reestrutura o regime remuneratório dos profissionais de nível superior do Grupo Ocupacional Magistério da Educação Básica. Por meio da medida, o Governo do Estado procura valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais de nível superior do magistério no âmbito da educação básica. Mesmo diante da pandemia, cita a mensagem que acompanha o projeto, o Estado ,com suas políticas de incentivo à Educação, lidera hoje o ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos finais do ensino fundamental.

Já o projeto de lei nº 43/21 do Executivo altera as leis n.º 13.494, de 22 de junho de 2004, e n.º 16.727, de 26 de dezembro  de 2018 que tratam sobre o modelo de Governança da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para a Administração Pública Estadual direta e indireta. O objetivo é objetivo incluir na composição das estruturas referentes ao Modelo de Governança do TIC, como convidados permanentes, os outros Poderes do Estado, o Ministério Público e a Defensoria Pública Geral do Estado.

A propositura altera ainda a lei n.º 13.494, atribuindo ao secretário do Planejamento e Gestão do Estado a indicação da secretaria executiva do Conselho Superior de Tecnologia da Informação e Comunicação ( CSTI) . A matéria trata também sobre o Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação (HTIC).

E o projeto nº 44/21  autoriza o Poder Executivo a executar programa de apoio ao trabalho de desapropriação, indenização e remoção das famílias abrangidas pelas obras do Projeto Rio Maranguapinho.

Da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa serão lidos os decretos nº 16/21,  que prorroga até 30 de junho de 2021 a ocorrência do estado de calamidade pública nos municípios de Banabuiú, Cariré, Pacujá, Tauá e Tejuçuoca  e o 17/21 que reconhece a ocorrência  do estado de calamidade pública no município de Marco.

De autoria dos parlamentares começam a tramitar 22 projetos, sendo 13 projetos de lei (PL) e nove de indicação (PI).  Três PLs são do deputado André Fernandes ( Republicanos),  três do deputado Nelinho (PSDB), dois do deputado Leonardo Araújo (MDB) e cinco, respectivamente, dos deputados Audic Mota (PSB), Apóstolo Luiz Henrique ( Progressistas ), Acrísio Sena (PT), Fernando Santana (PT)  e Renato Roseno (Psol).

Dos nove projetos de indicação, três foram apresentados pelo deputado Carlos Felipe (PCdoB), três por deputado Tony Brito (Cidadania), e os outros três pelos deputados Nelinho (PSDB), Apóstolo Luiz Henrique e Bruno Pedrosa, respectivamente.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 31.1), FM Assembleia (96,7MHz), Portal e Facebook da Casa.

Compartilhe:
Veja Mais