Coberturas
PSOL e PCB adiam para 14/09 convenção partidária que seria realizada neste sábado (05)
Home Últimas Notícias PSOL e PCB adiam para 14/09 convenção partidária que seria realizada neste sábado (05)

 

A coligação formada por PSOL e PCB decidiu adiar a convenção partidária que seria realizada neste sábado (05). De acordo com Ailton Lopes, presidente do PSOL, o adiamento se deu devido a recomendação do Ministério Público para não realização de eventos presenciais na data.

“A gente quer fazer presencial e virtual. E como houve recomendação do Ministério Público que fosse apenas virtual, que presencial somente a partir do dia 7 de Setembro, a gente vai adiar”, disse o dirigente.

A nova data definida pela coligação é o dia 14 de setembro, em alusão aos dois anos e meio do assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, do PSOL, e do motorista Anderson Gomes. O evento será realizado na sede do partido com transmissão ao vivo pelas redes socais, a partir das 19 horas.

O PSOL definiu que o deputado estadual Renato Roseno será o candidato da legenda para a disputa à Prefeitura de Fortaleza no pleito deste ano. Já o PCB indicará o nome do postulante a vice, na chapa das siglas socialistas. Historicamente, as duas siglas têm participado unidas dos pleitos eleitorais no Ceará.

Essa será a terceira vez que Renato Roseno se candidata a prefeito de Fortaleza. Foi candidato à Prefeitura no pleito de 2008, recebendo 67.080 votos. Em 2012, esteve novamente candidato a prefeito da Capital cearense, tendo recebido 148.128 sufrágios.

O parlamentar está em seu segundo mandato como deputado estadual do Ceará, sendo o único representante do PSOL atualmente com mandato. Segundo Ailton Lopes, o partido pretende apresentar uma chapa proporcional “coletiva, com representatividade das lutas das mulheres, LGBT, negros e negras, trabalhadores e trabalhadoras da construção civil, informais, catadores e catadoras, professores e professoras e representantes de luta”.

Veja o comunicado do partido:

“ADIAMENTO DA CONVENÇÃO DO PSOL FORTALEZA

O Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade(PSOL) de Fortaleza/CE comunica a todos(as) os(as) filiados(as) que a Convenção Partidária para a escolha das candidaturas majoritária e proporcionais e definição de coligação majoritária nas eleições municipais 2020, que aconteceria no dia 05 de setembro, será realizada no dia 14 de Setembro às 19h.

O adiamento da Convenção faz-se necessário em razão da Orientação Técnica PRE/CE nº 05/2020, na qual o Ministério Público Eleitoral indica, expressamente, que “a realização de convenções partidárias até o dia 6 de setembro deverá necessariamente –em qualquer que seja a circunscrição eleitoral –seguir o modelo virtual indicado pela Res. TSE nº 23.623/2020. Caso contrário, ante a iminência da configuração de ato político-eleitoral irregular, caberá a sua inibição –preventiva ou incidental” e que somente “a partir do dia 14 de setembro, consoante os arts. 4º, 5º e 6º do Decreto nº 33.730/2020 e a Tabela I do seu Anexo II, poderão ser realizadas convenções partidárias presenciais, com o limite inflexível de 100 (cem) pessoas e com o respeito às regras sanitárias.”

Decorre, portanto, dessa orientação e da opção pela realização da Convenção Municipal em formato misto, presencial e virtual, a redefinição da data de sua realização, com a observância de todas as recomendações médicas e sanitárias impostas pelo cenário de pandemia do novo coronavírus”.

Veja Mais