Últimas Notícias
Projeto VacinArte leva música ao vivo aos pontos de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza
Home Últimas Notícias Projeto VacinArte leva música ao vivo aos pontos de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza

 

A Prefeitura de Fortaleza lançou, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), no último sábado (22/05), o projeto VacinArte. A iniciativa oferece apresentações musicais, semanalmente, em diversos pontos de vacinação contra a Covid-19 da Capital. A ação conta com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

O projeto acontecerá aos sábados, em diferente horários e pontos de vacinação em Fortaleza, sempre com variedade de artistas. Ao longo do dia, respeitando os protocolos sanitários previstos em decreto, a animação chegou ao Sesi Parangaba, à Arena Castelão, ao shopping RioMar Fortaleza e ao Centro de Eventos do Ceará. O intuito da proposta é acolher as pessoas agendadas para vacinação com música e cultura.

De acordo com o titular da Secultfor, Elpídio Nogueira, o projeto é fruto do diálogo entre o poder público e a classe artística local. “Aprovado com entusiasmo pelo prefeito Sarto, o VacinArte surgiu a partir de sugestões realizadas pela própria categoria, que foi especialmente atingida nesta pandemia pela proibição de eventos geradores de aglomeração. Ao diversificar as programações, haverá a chance de contemplar diferentes artistas locais”, apontou.

Jeová do Acordeon, uma das atrações deste primeiro dia, ao levar grandes clássicos do forró ao Sesi Parangaba, descreveu a importância da oportunidade. “Os desafios desta pandemia foram e continuam sendo enormes. A vacinação já é, por si, um momento de esperança. Cantar para as pessoas, celebrando esta etapa, aumenta a nossa fé. Logo, tudo ficará bem”, declarou.

 

Aos 77 anos, com lágrimas de felicidade nos olhos, Maria Vanda Araújo recebeu a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. Ao relembrar grandes sucessos de Luiz Gonzaga e da banda Mastruz com Leite, a aposentada dançou em comemoração à conclusão do processo. “Eu estava muito nervosa. Agora, estou muito feliz e emocionada. Meu choro é de alegria. Viva a ciência”, exclamou.

Já no drive de vacinação do shopping RioMar Fortaleza, a alegria ficou a cargo de Alice Mel e César do Acordeon. “Esta é uma demonstração de que a Prefeitura está atenta ao bem estar das pessoas. Para mim, é uma satisfação participar deste momento e cantar músicas de acordo com o pedido das pessoas, tornando este momento ainda mais especial”, avaliou a cantora.

Os mais variados repertórios impactaram positivamente a produtividade dos profissionais engajados na campanha. “A música, no ambiente de trabalho, traz conforto e alegria para todas as equipes neste momento tão importante. Esta tem sido uma etapa de muita emoção para a população”, considerou a secretaria-adjunta da Saúde do Município, Aline Gouveia.

“Eu sinto que as canções cumprem um duplo papel: além de harmonizar o ambiente, proporcionam alegria a quem chega para ser vacinado. Mesmo sem poder aglomerar, é muito bonito ver as pessoas dançando e cantando”, avaliou o enfermeiro Caio Bruno.

Além das atrações do Sesi Parangaba e do RioMar Fortaleza, a Arena Castelão e o Centro de Eventos do Ceará receberam, respectivamente, as apresentações de Jean Dumont, Nonato do Cavaquinho e Pérola.

As próximas programações serão posteriormente divulgadas pelos canais da Prefeitura de Fortaleza e da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).

Veja Mais