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Projeto sugere a criação de programa de acompanhamento do TDAH nas escolas do Ceará
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Tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará um Projeto de Indicação, de autoria do deputado Queiroz Filho (PDT), que institui no âmbito da rede estadual e privada de ensino, o Programa de Diagnóstico, Esclarecimento, Tratamento e Acompanhamento do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

“Com a capacitação dos profissionais da educação, que seria realizada por pessoas de diferentes áreas, seria possível o diagnóstico precoce das crianças que possam sofrer com o TDAH, tendo em vista que sintomas como hiperatividade e impulsividade podem ser identificados até mesmo antes dos três anos de idade. Com as devidas orientações, as intervenções comportamentais podem levar melhoras significativas tanto no desempenho escolar, quanto na vida social e familiar”, disse Queiroz Filho.

De acordo com o Projeto, o Programa consiste em orientação e capacitação periódica dos professores, coordenadores, diretores e demais funcionários da escola, sobre os aspectos do TDAH, suas consequências, como identificá-lo e como lidar com o aluno diagnosticado com o transtorno.

No caso, a capacitação seria realizada por equipe multidisciplinar formada por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, pediatras, psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, sociólogos e assistentes sociais entre outros profissionais.

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