Últimas Notícias
Projeto de lei assinado pelo governador Elmano de Freitas visa ampliar estruturação das cozinhas Ceará Sem Fome
Home Últimas Notícias Projeto de lei assinado pelo governador Elmano de Freitas visa ampliar estruturação das cozinhas Ceará Sem Fome

O governador Elmano de Freitas assinou projeto de lei, nesta sexta-feira (20), propondo alteração na lei que criou o Fundo de Defesa dos Direitos Difusos do Estado (FDID), visando permitir que, excepcionalmente, o Ministério Público possa transferir, no presente exercício, R$ 4,6 milhões oriundos do referido fundo para o Tesouro Estadual. De acordo com a mensagem, que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Estado, o montante destina-se à aquisição de utensílios e equipamentos para a estruturação das cozinhas cadastradas no programa Ceará Sem Fome, do Governo do Ceará.

“Nós estamos dando passos firmes, mas não podemos nos acomodar, porque ninguém sobrevive com uma refeição por dia”, afirmou o governador, lembrando que o Estado está empenhado e vai seguir trabalhando para o Ceará sair do mapa da fome no País. Emocionado, afirmou que, mais que isso, “é preciso ver um irmão em cada cearense que não tem o que comer e ajudar todos que precisam”.  Mais de 70 mil pessoas estão recebendo um prato de comida por dia, a partir das cozinhas do Ceará Sem Fome, lembrou Elmano de Freitas. “Equivale a um Castelão cheio e mais um pouco. É muito gol que estamos fazendo, para a alegria do nosso povo, mas é preciso avançar mais”. Segundo ele, “é preciso dar o peixe e ensinar a pescar” e falou, por exemplo, da necessidade de valorizar os voluntários que dedicam tempo para fazer cozinhas funcionarem.

Denominadas de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPR), as cozinhas são responsáveis, diariamente, pela produção e distribuição de milhares de refeições saudáveis à população em situação de insegurança alimentar e nutricional no Estado.  A primeira-dama do Estado e presidente do Comitê Intersetorial de Governança do Programa Ceará Sem Fome, Lia Freitas, ressaltou que o Programa Ceará Sem Fome tem feito “muito mais de coração e voluntariado, do que de recursos. Agradeço a dedicação e o amor dos que estão diretamente envolvidos no esforço de alimentar as pessoas que passam fome ou estão em situação de insegurança alimentar, bem como os representantes das instituições e organismos oficiais que apoiam o Programa, como o Ministério Público do Ceará e a Assembleia Legislativa do Estado, além do próprio Estado, representado pelo governador Elmano de Freitas”, disse.

Compartilhe:
Veja Mais