Últimas Notícias
Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é tema de Bate-Papo da Aprece e TCU/CE
Home Últimas Notícias Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é tema de Bate-Papo da Aprece e TCU/CE

 

Em parceria com o Tribunal de Contas da União no Ceará (TCU-CE), a Aprece realizou, por meio de sua Escola de Gestão Pública Municipal (EGPM/Aprece) um Bate Papo sobre o Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). Em formato online, a iniciativa aconteceu, na última sexta-feira (9), tendo como objetivo principal promover o diálogo com os gestores e equipes municipais sobre a adesão ao Programa, esclarecendo dúvidas relativas às diretrizes e os procedimentos no sistema de adesão.

A palestrante convidada foi a Secretária de Controle do TCU no Ceará, Vanessa Lopes de Lima. Na oportunidade, ela explicou que o PNPC envolve Gestores, Controle Interno e Externo nos três poderes das três esferas em uma estratégia nacional para controlar a corrupção em resposta a sociedade. De acordo com ela, os objetivos do Plano são: aperfeiçoar as estruturas de prevenção e combate a corrupção nos três poderes e nas três esferas; melhorar o perfil dos Gestores Públicos, levando em consideração formação, experiência e passado; obter dimensão real dos casos de fraude e corrupção detectados, investigados e corrigidos no Brasil; e aprimorar a prevenção continuamente pela adoção de boas práticas e revisão dos sistemas de integridade.

Vanessa Lopes explicou que a estratégia do PNPC conta com uma plataforma de autosserviço para diagnóstico e definição plano de ação Realização contínua das avaliações on-line Estratégia e-Prevenção; realização contínua das avaliações on-line; orientações, treinamentos e modelos para implantação dos controles necessários; além de parcerias entre órgãos na prevenção à corrupção.

Acesse AQUI o material trabalhado pela palestrante durante o Bate-Papo:

Veja Mais