Últimas Notícias


Programa “365 Dias com Elas” é lançado pelo SESI CE com foco em prevenção e tratamento de câncer em mulheres
Home Últimas Notícias Programa “365 Dias com Elas” é lançado pelo SESI CE com foco em prevenção e tratamento de câncer em mulheres

Prevenção, diagnóstico precoce e assistência integral a mulheres com câncer de mama ou de colo de útero. Este é o foco do Programa “365 dias com elas”, lançado hoje (25/09), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará, por meio do SESI Ceará. O evento reuniu profissionais da saúde, representantes da Indústria e entidades.

Os maiores objetivos do programa são engajar, conscientizar e transformar a realidade da saúde da mulher em nosso estado, por meio de ações educativas, preventivas e de apoio ao tratamento.

A abertura do lançamento foi feita pela Gerente da Unidade de Saúde e Segurança para a Indústria (Unissin/SESI), Veridiana Sales, que apresentou dados importantes sobre estatísticas e infraestrutura de saúde, e falou sobre a missão do programa.

“Nossa ideia é de que o cuidado com as mulheres [em relação à prevenção ao câncer] não deve ser apenas no mês de Outubro [mês da campanha Outubro Rosa]. Ele deve ocorrer nos 365 dias do ano. Nosso plano é gerar impacto, tanto na indústria, que é o nosso nosso principal cliente, como também na nossa sociedade, rompendo os limites com ações mais eficientes e eficazes para mitigar as estatísticas de adoecimentos e perdas precoces de vidas de mulheres”, disse.

Ainda em sua fala, Veridiana homenageou três mulheres que, recentemente, foram vítimas de câncer: a Sra. Sidônia Barbosa Pereira, mãe do Diretor Financeiro da FIEC, Edgar Gadelha; Ana Valéria Neves Mesquita Lins, Professora do SESI Ceará; e Maria Yannia Lopes Bezerra, Técnica de Segurança do Trabalho do SESI Ceará.

Para alcançar os objetivos, o programa é resultado da união com várias instituições, como o Grupo Mulheres do Brasil, o Tribunal Regional do Trabalho – 7ª Região, por meio do programa Trabalho Seguro; o Governo do Estado do Ceará; e a Universidade Federal do Ceará, por meio do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (GEEON).

O Presidente do GEEON, o médico mastologista Luiz Porto, participou do lançamento, apresentando dados relevantes para a conscientização das mulheres e homens sobre a prevenção ao câncer de mama, e detalhes sobre a rede de apoio no Ceará.

“O câncer de mama é um problema de saúde pública porque ele implica na participação da comunidade. E infelizmente as mulheres não estão ainda conscientes do problema e de que todas elas têm risco de desenvolver a doença. Cerca de 9% de todas as mulheres vão ter câncer de mama, no curso de sua vida”, explicou o médico.

Segundo dados do IBGE, mais da metade da população brasileira e do Ceará é formada por mulheres. De 2023 a 2025, cerca de 73.610 novos casos de câncer de mama foram diagnosticados, anualmente, sendo a principal causa de morte entre mulheres no país. O Dr. Luiz Porto também falou sobre a prevenção.

“Para poder curar o câncer, é preciso que ele seja diagnosticado na fase inicial. E a mamografia é um excelente exame para diagnosticar precocemente a doença e que dá uma curabilidade, no início, de quase 90%”, completou.

Ainda durante o evento, os visitantes tiveram acesso a serviços de vacinação, balança de bioimpedância, promoção da saúde e nutricionista, além da apresentação artística do maestro Gladson Carvalho. “Agradeço ao Presidente da FIEC, Dr. Ricardo Cavalcante, ao nosso Superintendente do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda, e à Assessora Especial da Superintendência do SESI Ceará, Manoella Amaro, por todo apoio dado na realização deste programa essencial de cuidado com as mulheres”, completou Veridiana Sales.

Trajetória de cura

Durante o evento, os participantes puderam assistir ao emocionante depoimento de Elayne Costa, jornalista do Sistema FIEC que, com menos de 40 anos de idade, foi diagnosticada com câncer de mama neste ano e está concluindo o tratamento quimioterápico contra a doença.

“O diagnóstico precoce fez toda a diferença para o meu tratamento. Felizmente, eu descobri no início, então já procurei ajuda médica e não ignorei os sinais”, disse ela.

Elayne não tinha sintomas aparentes da doença. A descoberta do câncer aconteceu de forma inusitada, quando sua gata de estimação fez um movimento de “amassar pão” em sua mama, ela sentiu um incômodo. Rapidamente, a jornalista buscou atendimento médico e, com o diagnóstico, começou o tratamento. Embora o tumor fosse de um tipo mais agressivo, foi descoberto na fase inicial.

“A minha jornada é de cura. Eu vou me operar; depois, eu volto operada e com prótese, bem, saudável, sem câncer, sem nada. A mensagem que eu deixo para todas as mulheres é que se cuidem. A nossa vida é muito atribulada: somos muito ocupadas, mães, esposas, profissionais. Então, não deixem para depois, procurem o tratamento, pois ele salva”.

O autocuidado é fundamental

O lançamento do programa também contou com uma mesa redonda, com o tema “Mulher em Equilíbrio: Autocuidado como Ferramenta de Saúde e Bem-Estar”, mediado pela jornalista Anézia Gomes, Coordenadora de Jornalismo da FIEC, com participação de: Ana Karine Borges, Coordenadora de Imunização do Ceará; Amanda Gaspar Silva Gomes, Nutricionista da área da Promoção da Saúde – SESI CE; Keila Celestino, profissional de Educação Física da área da Promoção da Saúde – SESI CE; Mara Tavares, Diretora-Geral do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST Estadual; e Annette Reeves de Castro, Co-fundadora e Conselheira do Grupo Mulheres do Brasil.

Em debate, temas como a prevenção contra o vírus HPV, o papel da nutrição na prevenção ao câncer de mama, a relevância das atividades físicas da redução de fatores de risco e a importância de manter vacinas atualizadas.

“Eu estou há 40 anos na indústria e sei a importância que uma organização como a FIEC tem, por meio do SESI, para unir as partes, pois realizar sozinho é mais difícil. Quando nos unimos, conseguimos avançar com mais rapidez. Para mim, este é o objetivo de um programa como esse que abrange a indústria em todo o estado e leva conhecimento, conscientização e letramento para as pessoas, que passam a entender que existe apoio”, comentou Annette Castro.

Mais detalhes sobre o Programa

A apresentação aprofundada sobre o “365 Dias com Elas” foi feita pela Enfermeira do Trabalho do SESI Ceará, Huiara da Silva, que enfatizou que o programa é uma rede de cuidado e prevenção, que convida empresas e parceiros a se unirem para garantir mais vida, saúde e futuro para as mulheres.

Os pilares são: 1) Sensibilização e Conscientização; 2) Prevenção e Diagnóstico; 3) Tratamento e Acompanhamento.

O programa prevê ações diretas em empresas, que vão desde consultas com enfermeiras e especialistas até vacinação, exames de rastreamento e levantamento de dados sobre fatores de risco. Com isso, é possível prestar orientações e suporte para encaminhamento correto à rede de saúde.

A Rede SESI de Clínicas também entra no circuito, oferecendo serviços médicos como consulta ginecológica, exames de análises clínicas e ultrassonografia. E, com apoio da rede conveniada, exames como mamografia, raio-X, tomografia, ressonância magnética, densitometria óssea e cintilografia.

Conheça as SESI Clínicas, clicando AQUI.

Compartilhe:
Veja Mais