Representantes das principais entidades e de gigantes do setor de energia já confirmaram presença. Expectativa é receber um público de 4 mil pessoas, nos dois dias de evento

As inscrições para o Proenergia Summit 2025, que ocorrerá nos dias 24 e 25 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, estão abertas. Autoridades e grandes nomes do setor já estão confirmando presença no evento, que chega à sua sétima edição, consolidando-se como o maior evento de transição energética do País.

Entre palestrantes confirmados, estão: Karina Araújo, diretora do Departamento de Transição Energética, do Ministério de Minas e Energia (MME); Carlos Mattar, Superintendente da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Marcello Cabral, Diretor de Novos Negócios na ABEEólica; Daniel Danna, diretor substituto na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel); Rodrigo Huguenin, diretor do Departamento de Energia da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul e secretário-executivo do Comitê de Planejamento Energético (COPERGS); Isa Carla Osterkamp, Secretária de Hidrogênio Verde do Rio Grande do Sul; Jurandir Picanço, Consultor de Energia da FIEC, secretários de energia de diversos estados, presidentes de sindicatos de energia de todo o país, autoridades nacionais e locais, entre outros.
Considerado uma das maiores iniciativa do setor de energia no país, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE), com o apoio e parceria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e do Sebrae, além do apoio do Governo do Estado, o Proenergia também deve contar com a participação de grandes apoiadores.
Empresas como Light Energia, TBEA, Eper Group, Ceneged, B&Q Energia, Grupo Cosampa, Sirtec, GPM Soluções, J. Macêdo, além de instituições como Sistema FIEC e Sebrae e outras em processo de fechamento já confirmaram presença, apoio e patrocínio. O evento conta ainda, por mais um ano consecutivo, com a relevante parceria do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
Neste cenário, os maiores players do setor discutirão, no Proenergia, as oportunidades e desafios contemporâneos para a transição energética, incluindo eixos como COP 30 – O Brasil na rota da Transição Energética, Energia Renovável & Negócios Sustentáveis, Potencial Energético no Nordeste e os caminhos da transmissão, Armazenamento de Energia, Hidrogênio Verde como Combustível do Futuro, HUB do Pecém: como transformar ambição em realidade, Economia do Mar – Eólica Offshore, Reforma do Setor Elétrico e Abertura do Mercado Livre, Geração Distribuída 3.0 e a Nova Geopolítica Energética e o Papel Promissor do Brasil, sob o macrotema “Conectando o Brasil com Energia”.

“Estamos vivendo um cenário de protagonismo da energia, com alguns desafios que precisam ser debatidos e solucionados. O Ceará tem uma oportunidade de ouro de se sobressair, com a ambiência perfeita em termos de estrutura, logística, sol e vento em abundância, e um Poder Público que entende e já abraçou a importante causa da energia. Precisamos superar gargalos como o do curtailment, dada a escassez das linhas de transmissão para abraçar projetos que somarão à transformação da realidade do nosso Estado, da região Nordeste e do País. E o Proenergia já se consolidou como o maior evento nacional focado nessa discussão da transição energética, com as suas oportunidades e desafios”, destaca o presidente do Sindienergia-CE, Luis Carlos Queiroz.
Na avaliação do dirigente, o Proenergia se tornou parada obrigatória para todos aqueles que fazem parte do setor e de segmentos transversais, e desejam participar das decisões e do cenário promissor que vislumbramos. “Representantes das principais entidades e empresas nacionais e internacionais já estão confirmando presença e temos certeza que essa será mais uma grande edição”, completou.
O ambiente inovador, propício a novas ideias e conexões também tem sido uma marca da iniciativa. Assim como nos anos anteriores, o Proenergia Summit 2025 contará com a presença de startups, apresentando soluções ao público presente, voltadas, sobretudo, ao setor de energia. Além disso, haverá um hackathon acontecendo durante os dois dias de evento, com premiações, ao final, para três soluções escolhidas pelos jurados.
A expectativa é de receber cerca de 4 mil pessoas nos dias de iniciativa, que terão à disposição ricas palestras técnicas, painéis e debates, englobando exposições comerciais, espaços para a inovação, podcasts, além da entrega do Troféu Jurandir Picanço, em um ambiente de negócios e networking qualificado. As inscrições devem ser feitas no site www.proenergiasummit.com. Outras informações estão nas redes sociais do sindicato (@sindienergiaceara).
SERVIÇO:
Proenergia Summit 2025
Dias: 24 e 25 de setembro
Local: Centro de Eventos do Ceará (Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz – Fortaleza-CE)
Horário: 9h às 19h
Inscrições e mais informações: www.proenergiasummit.com / @sindienergiaceara