
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, na noite desta segunda-feira (11/08), sessão solene para a entrega da Medalha Paulo Bonavides, honraria instituída em julho deste ano por meio da Resolução nº 774/2025. A condecoração reconhece personalidades que se destacam no Direito, na Justiça e no fortalecimento da ordem democrática.

O presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), conduziu a cerimônia e ressaltou que a homenagem vai além do reconhecimento, representando um compromisso com a defesa do Estado Democrático de Direito.
“Uma medalha que leva o nome do professor, jornalista e jurista Paulo Bonavides carrega consigo uma obrigação, um sentimento e um desafio. Nossa obrigação é lutar pela democracia, afastando o perigo do discurso populista, do autoritarismo digital e da opressão, seja pela chantagem econômica ou pela força bruta”, afirmou.
Romeu Aldigueri também relembrou a trajetória de Paulo Bonavides, que dedicou cerca de 60 anos ao magistério, formando gerações de juristas e defendendo valores democráticos.
“Quem dedica seis décadas da sua vida à sala de aula o faz porque acredita no Brasil e no povo brasileiro. Nosso desafio é sermos autênticos, acreditando nas pautas coletivas e colocando os interesses da nação acima dos individuais”, destacou.
Nesta primeira edição, receberam a medalha a ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, presidente do Superior Tribunal Militar (STM); o advogado e procurador do Município de Fortaleza Martônio Mont’Alverne Barreto Lima; o procurador-geral da República Paulo Gustavo Gonet Branco; e o ministro Teodoro Silva Santos, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Durante a cerimônia, um exemplar da medalha foi entregue à família de Paulo Bonavides, representada por Paulo Bonavides Neto. O evento também contou com homenagem pelo Dia do Advogado, recebida pela presidente da OAB-CE, Christiane Leitão, e a presença de autoridades dos três poderes, além de parlamentares estaduais e federais.
Paulo Bonavides (1925–2020), paraibano de nascimento e cearense por adoção, foi um dos mais influentes constitucionalistas do século XX, autor de obras fundamentais e defensor intransigente da democracia.