
O presidente da República, Lula (PT), escolheu o advogado Wellington César Lima e Silva como novo ministro da Justiça e Segurança Pública, após conversa no Palácio do Planalto. O anúncio oficial da nomeação está previsto para esta terça-feira (13).
Wellington César Lima e Silva atualmente comanda o departamento jurídico da Petrobras, cargo para o qual foi indicado pelo próprio presidente. Antes disso, exerceu a função de secretário de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, entre janeiro de 2023 e julho de 2024, período em que manteve relação direta e frequente com o chefe do Executivo, sendo responsável pela análise de atos presidenciais, indicações e preparação de despachos.
Com trajetória ligada a gestões petistas, Lima e Silva já havia ocupado o comando do Ministério da Justiça em 2016, durante o processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff, permanecendo no cargo por 14 dias. A escolha reforça a confiança do presidente Lula em nomes com histórico técnico e alinhamento político dentro do governo.

