Durante participação no encontro anual com catadores e catadoras de materiais recicláveis, realizado em São Paulo, o presidente Lula afirmou que a oposição “vai tomar uma pisa” caso tente antecipar o debate eleitoral de 2026. Segundo ele, enquanto adversários já pensam em eleição, o governo está focado em trabalhar e entregar resultados à população brasileira.
O presidente ressaltou que o confronto político deve ocorrer por meio da comparação entre gestões, com base em dados concretos. Lula defendeu que sejam analisados os resultados em áreas como saúde, educação, transporte e políticas de inclusão social, para que a população possa avaliar quem efetivamente governou melhor o país.
No discurso, Lula também voltou a criticar a extrema direita, responsabilizando esse campo político por retrocessos recentes, especialmente durante a pandemia da Covid-19. Para o presidente, o Brasil não pode permitir o retorno de um projeto político baseado na desinformação e que, segundo ele, colocou vidas em risco.
Crédito da imagem/vídeo: Canal Gov – YouTube (Governo Federal do Brasil).

