O presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges, destacou durante entrevista ao Programa do Rubão, em Brasília, a importância da 4ª Marcha Nacional dos Consórcios Públicos como espaço de troca de experiências e fortalecimento das políticas públicas nos municípios brasileiros. O evento reuniu lideranças de várias regiões do país no Tribunal de Contas da União para debater soluções voltadas à saúde, meio ambiente, resíduos sólidos e gestão pública.
Durante a entrevista, Victor ressaltou que o Ceará tem se tornado referência nacional em diversas áreas e destacou o protagonismo de lideranças cearenses na pauta dos consórcios públicos. “O Ceará traz a sabedoria de sua população, que o Brasil inteiro reconhece, além do bom humor, que é natural do Ceará. Mas traz também soluções na área ambiental, na área de saúde, de resíduos sólidos, que vocês são referências”, afirmou.
O presidente também reforçou que os consórcios públicos funcionam como ferramenta de cooperação entre municípios, permitindo reduzir custos e ampliar resultados para a população. “O consórcio é ganha-ganha. Ganha quem está aprendendo e ganha quem está também transferindo conhecimento. Não há competição, há sempre colaboração”, declarou.
Representando o Ceará, participaram do evento a presidente do Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B, Izabella Fernandes, o presidente da AGACE e superintendente do Consórcio de Manejo de Resíduos Sólidos da Região Metropolitana B, Elano Damasceno, e o vice-presidente da AGACE, André Wirtzbiki, que apresentaram experiências desenvolvidas no estado, principalmente na área ambiental e na gestão de resíduos sólidos. Entre os temas debatidos estiveram soluções para encerramento dos lixões, fortalecimento da autonomia municipal, regulamentação ambiental e criação da Federação dos Consórcios Públicos do Ceará.
André Wirtzbiki destacou ainda a importância dos consórcios públicos para resolver problemas históricos dos municípios. “Nós trouxemos propostas voltadas ao fortalecimento dos consórcios públicos e essa autonomia municipal, justamente para trabalhar políticas públicas que resolvam problemas crônicos”, afirmou.
Já Elano Damasceno ressaltou que a criação da federação cearense dos consórcios será fundamental para ampliar projetos e fortalecer os municípios de médio e pequeno porte. Segundo ele, os consórcios públicos representam hoje um caminho estratégico para garantir soluções conjuntas e desenvolvimento regional.

