Últimas Notícias


Presidente da FIEC participa de inauguração do Polo Automotivo do Ceará, que estreia produção de modelos elétricos da GM em Horizonte
Home Últimas Notícias Presidente da FIEC participa de inauguração do Polo Automotivo do Ceará, que estreia produção de modelos elétricos da GM em Horizonte

O Ceará vive, a partir desta quarta-feira (03/12), um marco histórico para sua indústria e para o desenvolvimento econômico do estado: entrou oficialmente em operação o Polo Automotivo do Ceará, sediado no município de Horizonte, com a Planta Automotiva do Ceará (PACE). A cerimônia de inauguração contou com a participação da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), representada por seu presidente, Ricardo Cavalcante.

Estiveram presentes no evento o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin; o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias; o ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz; a vice-governadora do Ceará, Jade Romero; o deputado federal e líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Romeu Aldigueri; o prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão; o presidente da GM para a América do Sul, Santiago Chamorro; o presidente do Grupo Comexport, Rodrigo Teixeira; entre outras autoridades e representantes do setor produtivo.

A iniciativa busca consolidar o estado como referência nacional em inovação industrial. O empreendimento pioneiro, considerado a primeira planta multimarcas do Brasil, representa R$ 400 milhões em investimentos privados nesta primeira fase e deve gerar até 9 mil empregos, reativando e ampliando um ativo industrial estratégico, antes ocupado pela fábrica da Troller. Com modernização completa, ampliação da área produtiva e foco em tecnologia automotiva sustentável, o novo polo posiciona o Ceará na vanguarda de um setor global em transformação.

A planta foi fundada pelo Grupo Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, responsável pela operação de marcas como Mercedes-Benz, Honda, BYD, GWM, Renault e Ford. Já na implantação, a operação no Ceará se inicia com uma das montadoras mais relevantes do mundo: a General Motors, que confirmou a fabricação de dois modelos 100% elétricos no estado.

Sobre o evento, o presidente da FIEC afirmou que o dia marca uma nova etapa para a indústria cearense e para o país. “Vivemos hoje um momento histórico para o Ceará com a inauguração desta fábrica, sob a operação da General Motors, uma empresa centenária no mercado nacional, que inicia aqui a produção de dois modelos recém-lançados. Desejamos pleno sucesso a essa nova etapa”, destacou. Ele reforçou o suporte da Federação ao processo de implantação do projeto. “A Federação tem oferecido todo o apoio necessário à Comexport, empresa responsável pela operação local. Também parabenizo o Governo do Estado por viabilizar a chegada desse investimento em um contexto tão estratégico para o desenvolvimento do Ceará”.

O governador Elmano de Freitas ressaltou o simbolismo e o impacto econômico da fábrica reativada, agora com foco em tecnologia e sustentabilidade, destacando ainda a retomada e modernização da indústria automotiva.

“Hoje é um dia de muito orgulho e de muita gratidão. Este polo automotivo é muito importante para a economia do estado do Ceará. O que nós estamos destacando aqui é uma planta que nasce com 35% de seus componentes nacionais e que tem a meta de aumentar esse índice para que tenhamos uma verdadeira indústria vinculada a essa cadeia produtiva”, afirmou. Elmano celebrou o retorno de trabalhadores que atuaram na antiga planta e reforçou a virada tecnológica vivida pelo estado. “É a alegria de nós, cearenses, podermos dizer que o nosso estado produz carro tecnológico e inovador, e que estamos apontando para uma nova economia, com indústria automotiva, energia renovável, data centers e resultados em educação”.

O governador fez questão de registrar o papel da FIEC e de seu presidente. “Quero agradecer aos industriais do Ceará. Agradeço à FIEC e ao presidente Ricardo Cavalcante, meu amigo. Muito obrigado pelo apoio ao desenvolvimento econômico do estado. O setor industrial tem sido parceiro decisivo nesse processo”.

O presidente do Grupo Comexport, Rodrigo Teixeira, detalhou a reestruturação completa da planta e o impacto para o país. “Hoje celebramos a primeira fase de implantação de uma indústria brasileira, de capital 100% nacional, dedicada à produção de veículos automotores sustentáveis. Estamos investindo R$ 400 milhões em recursos próprios para reativar, ampliar e modernizar um patrimônio cearense e brasileiro”, afirmou. Ele explicou que, com a ampliação da área total da operação, onde antes se produziam pouco mais de mil veículos a combustão por ano, agora estarão aptos a produzir 10 mil veículos sustentáveis anualmente.

Rodrigo também destacou o apoio da FIEC como crucial para o desenvolvimento das ações. “Não há palavras que possam expressar nossa gratidão. Preciso fazer um agradecimento especial ao presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, por todo o apoio que tem nos dado ao longo dessa jornada”.

Em seu discurso na solenidade de inauguração, o presidente Lula celebrou a geração de empregos e o impacto social da nova planta. “Estou muito orgulhoso de estar aqui, pois não há nada mais sagrado do que o emprego. É o emprego que dá dignidade ao homem e à mulher, que podem chegar ao fim do mês com o suor do seu trabalho e garantir o sustento de suas famílias”, afirmou.

Durante a cerimônia, o presidente da GM para a América do Sul, Santiago Chamorro, anunciou, além da produção do Chevrolet Spark, também o segundo veículo produzido no Polo Automotivo: o novo Chevrolet Captiva, um SUV totalmente elétrico.

“É do Ceará que sai hoje o primeiro veículo Chevrolet produzido no Brasil. Com vocês, o Chevrolet Spark EUV. É aqui que vocês já estão transformando missão em capacidade produtiva, tecnologia em desenvolvimento real e ambição em oportunidades concretas”, declarou Chamorro. Ele destacou ainda o papel estratégico do estado: “O Brasil está em excelente posição para ajudar a liderar essa nova era, não apenas em engenharia de excelência, mas também pelas nossas abundantes fontes renováveis, pelos corredores logísticos de classe internacional, como o Porto do Pecém, e pela força da nossa gente”.

O prefeito de Horizonte, Nezinho Farias, celebrou o impacto que o empreendimento trará para o desenvolvimento local. O gestor municipal ressaltou que o município, apesar de jovem — apenas 39 anos de emancipação —, está pronto para receber novos investimentos e ampliar oportunidades para sua população. “Esse é um dia histórico para Horizonte. O Ceará esperou muito por esse momento. Hoje temos a oportunidade de ver esse sonho realizado de ter o seu polo automotivo funcionando”, afirmou.

Veículos GM

No ato, a GM apresentou oficialmente o Chevrolet Spark EUV, primeiro modelo montado na PACE. Inicialmente produzido no sistema SKD (Semi Knocked-Down), o veículo chega em kits parcialmente montados, com planejamento para nacionalização progressiva até a fabricação integral. Com motor elétrico de 101 cv, autonomia de 258 km aferida pelo Inmetro e tecnologias como câmeras 360º, telas multimídia de 10,1’’ e 8,8’’ e sistemas avançados de segurança, o Spark EUV inaugura a nova fase automotiva do Ceará.

Autoridades e lideranças presentes

Completaram o palco da solenidade o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos; o procurador-geral de Justiça do Ceará, Haley Carvalho; a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba; o secretário do Turismo do Estado do Ceará, Eduardo Bismarck; o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), Danilo Serpa; o secretário-chefe da Casa Civil do Estado do Ceará, Chagas Vieira; o secretário do Desenvolvimento Econômico do Ceará, Domingos Filho; o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços do MDIC, Uallace Moreira; o presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Wanger Rocha.

Acompanharam as atividades da inauguração o 1º vice-presidente da FIEC, Carlos Prado; o ex-presidente da FIEC, Fernando Cirino Gurgel; o industrial Ivan Bezerra Filho; o diretor executivo da CIE Durametal, Felipe Gurgel; o secretário de Articulação Institucional e Desenvolvimento Econômico de Horizonte, Ubano Costa; e a secretária Executiva da Indústria no Ceará, Brigida Miola. 

Também estiveram presentes o deputado federal Eunício Oliveira; o deputado federal AJ Albuquerque; o deputado federal José Airton Cirilo; o deputado federal Mauro Filho; a deputada estadual Jô Farias; o presidente da Central Única dos Trabalhadores do Ceará, Will Pereira; o diretor-geral da PACE, Márcio Moreira; o vice-presidente da PACE, Rodrigo Teixeira; o vice-presidente global de Compras, Logística e Cadeia de Suprimentos da GM, Carlos Bibi; o vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicações da GM para a América do Sul, Fabio Rua; e o presidente da PACE, Alan Goldlust.

Compartilhe:
Veja Mais