Últimas Notícias


Presidente da Câmara Leo Couto e secretária de Planejamento Carolina Monteiro apresentam PPA participativo que vai nortear o futuro de Fortaleza
Home Últimas Notícias Presidente da Câmara Leo Couto e secretária de Planejamento Carolina Monteiro apresentam PPA participativo que vai nortear o futuro de Fortaleza

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Leo Couto (PSB), recebeu nesta quarta-feira (3) a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Carolina Monteiro, que fez a entrega simbólica do Plano Plurianual (PPA) Participativo 2026-2029. O documento norteará as políticas públicas da capital nos próximos quatro anos, com foco em sete eixos estratégicos voltados para o desenvolvimento e a redução das desigualdades sociais.

Durante coletiva, Leo Couto ressaltou a relevância do planejamento:

“Nós recebemos o Plano Plurianual, que vai nos nortear nos próximos quatro anos em todos os eixos. Pela primeira vez, de forma inédita, essa peça chega à Casa com ampla participação popular e diálogo com todas as secretarias. O PPA define como a cidade vai crescer e traz um planejamento completo para o futuro de Fortaleza”, destacou o presidente.

A secretária Carolina Monteiro enfatizou que Fortaleza é a primeira capital do Brasil a adotar a metodologia de planejamento estratégico integrado, reunindo todas as secretarias municipais e a população em 39 encontros territoriais participativos.

“Esse plano nasce do compromisso do prefeito Evandro Leitão com a população. Foram sete eixos definidos — entre eles saúde, urbanismo e equidade social — que se desdobram em programas e resultados monitoráveis. Essa construção coletiva é inédita e fortalece o papel da gestão pública voltada para resultados concretos”, explicou a secretária.

O líder do governo na Câmara, vereador Bruno Mesquita, reforçou o caráter inovador do processo:

“Esse PPA é totalmente diferente de outros anos, não é um simples ‘copiar e colar’. Foi construído com a sociedade, escutando os moradores da cidade e debatendo os números reais de Fortaleza. Agora, cabe à Câmara discutir, lapidar e aprovar essa peça fundamental para o futuro da capital”.

A entrega simbólica também contou com a presença dos vereadores Marcos Paulo, Carla Ibiapina e João Aglaylson, além de técnicos da Secretaria de Planejamento, que contribuíram diretamente para a elaboração do documento.

Compartilhe:
Veja Mais